NEGÓCIOS

Comércio de São Luís aposta em páscoa promissora

com a proximidade do feriado de Páscoa, as prateleiras de lojas apostam em produtos característicos da data. Doces, chocolates e até mesmo coelhinhos de pelúcia e itens de decoração já podem ser vistos nas lojas de São Luís

Foto: Honório Moreira

Há algumas semanas, elas estavam lotadas de confetes, paetês, máscaras, fantasias… Mas com a proximidade do feriado de Páscoa, as prateleiras de lojas apostam em produtos característicos da data. Doces, chocolates e até mesmo coelhinhos de pelúcia e itens de decoração já podem ser vistos nas lojas de variedades pelo centro comercial de São Luís.

A pouco menos de um mês da semana santa, os consumidores já se preocupam em pesquisar preços ou, quem sabe, até mesmo comprar alguns itens. Isso porque o período, neste ano, vai cair no fim do mês, momento em que poucas pessoas estão recebendo salários.

É o caso do Alberto Figueira, que trabalha como segurança de um condomínio. Ele afirmou que veio ao Centro para analisar os preços e ver a possibilidade de comprar alguns produtos. “Neste ano, a Páscoa não vai ser no meio do mês, só no final, então é complicado a gente querer deixar para resolver esse lance de compras só quando se aproximar, porque corre o risco de a gente não conseguir encontrar bons preços ou, até mesmo, de ainda não termos o dinheiro para isso”, observa.

O Imparcial foi em algumas lojas do Centro de São Luís para observar a movimentação e os preços. Mesmo com pouco movimento, as promoções e produtos em destaque já estão tomando o comércio. Na Le Biscuit, por exemplo, os ovos de Páscoa de vários sabores pouco variam no tamanho e os preços geralmente ficam na faixa dos R$ 22,90. As caixas de bombons de chocolate variam de R$ 9,99 a R$ 12,99.

Andando um pouco mais, nas Lojas Americanas, nossa equipe encontrou uma variedade de preços e produtos bem maior. As caixas de bombons variavam entre R$ 7,99 e R$ 8,49. Os ovos de Páscoa, que variam de 90 a 735 gramas, têm preços que vão dos R$ 29,99 até R$ 84,99. As barras de chocolate também apresentavam promoções, cujos preços caminhavam entre R$ 4,99 e R$ 12,99.

Consumidores

Os anos passam, as páscoas passam, mas o ovo de chocolate nunca sai de moda. É pedida garantida, principalmente das crianças. A professora Camila Simões bem sabe disso. Todos os anos, os três filhos fazem questão de ir com ela, para escolherem os sabores. “Hoje eu vim sozinha porque vim para resolver um problema e aproveitei para ver logo como estavam os preços e ofertas. Todo ano, trago os meninos para eles escolherem. Claro que dou um limite de valor, mas às vezes varia. Além disso, tem a ceia de Páscoa que sempre fazemos em casa, e isso também demanda gastos”, analisa.

João Alberto Ferreira, advogado, também conversou com nossa equipe. Ele conta que, ao comprar um ovo de Páscoa, observa o valor, mas dá mais importância à qualidade do produto. “Os preços sempre ajudam a mensurar nossas escolhas, mas, ainda sim, acredito que a qualidade prevalece. Principalmente porque muitos ovos são fabricados e estocados. Eles podem passar da validade e serem vendidos a um preço ‘mais em conta’”, pondera.

Supermercados

Nossa equipe também conversou com Itariana Diniz, que é subgerente do Supermercado Mateus no bairro Renascença. O espaço reservado para o período da Páscoa já está montado, e a subgerente comenta que a expectativa é que as vendas aumentem em relação ao ano passado. “Nós já temos um dado em relação ao ano passado. Tivemos um aumento de 17% nesse início de ano nas vendas em relação ao ano passado. Nossa expectativa é que os clientes continuem a consumir nossos produtos. Logo depois do carnaval, nosso foco virou a Páscoa, que sempre é um bom momento de vendas”, pontua. Quanto à venda de peixes e mariscos, Itariana comenta que a estratégia é criar promoções atrativas para os consumidores. “No último fim de semana, tivemos o Feirão de Pescados. Os preços diminuíram em R$ 10, e a loja ficou lotada, justamente por conta de ser tradição sair mais pescados aliada ao fato de estar em promoção”, diz.

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