DESAFIO

Futebol Americano levanta a torcida maranhense

Primeira partida de futebol americano no Maranhão terminou com a vitória do São Luís Sharks sobre o Remo Lions por 52 a 0

1º Jogo de Futebol Americano em São Luis-MA (Foto: Karlos Geromy)

A manhã de sol deste domingo (8) foi movimentada na capital. Centenas de torcedores se reuniram na sede do Sesi no Araçagi, não para um jogo do tradicional futebol, mas para prestigiar uma partida de um esporte que vem ganhando espaço no cenário nacional, o futebol americano.

A bola oval voou alto no primeiro desafio de Full Pad do Maranhão. O São Luís Sharks recebeu o Remo Lions, de Belém do Pará, e mostrou a torcida local todo potencial do grupo. O resultado acabou com a vitória maranhense por 52 a 0.

O Futebol Americano é um esporte que vem crescendo no mundo. A modalidade, que é a mais popular dos Estados Unidos, vem ganhando adeptos em várias partes do Brasil, inclusive no Maranhão. O desafio, que aconteceu pela primeira vez na história do estado, teve como propósito expandir ainda mais o esporte.

O diretor da Federação de Futebol Americano do Maranhão (Femafa), Eduardo Rocha, enfatizou a grandeza do evento e a satisfação em poder ver a modalidade esportiva crescer no estado. “O nosso objetivo é disseminar o esporte dentro do Maranhão, graças a Deus a gente vem conseguindo aos poucos, mesmo aos trancos e barrancos a gente vem conseguindo fazer esse trabalho bem feito. Como vocês estão vendo, as estruturas que conseguimos montar para realização do evento. Fãs do esporte têm se juntado a nós, e hoje no Maranhão, já contamos com seis equipes que vem se estruturando, e a cada dia vemos essas equipes crescendo, isso nos deixa muito satisfeito”.

Para a organização do evento, a competição foi o apito inicial para que o futebol americano possa ser reconhecido ainda mais. “Essa competição é uma festa para coroar, realmente, todo esse sonho. Eu posso dizer que nós conquistamos o nosso espaço. A cada dia nós estamos vivendo esse sonho e a agora ele se realiza, acreditamos que ele será um divisor de águas, e de hoje em diante muitas pessoas vão se interessar, e com certeza teremos mais apoio”, disse o diretor.

Sidney Junior jogador maranhense de Futebol Americano (Foto: Karlos Geromy)

Mesmo não sendo um esporte muito conhecido no estado, atletas maranhenses irão representar a Liga Americana na temporada 2017, como é o caso do jogador Sidney Junior de 23 anos. “Esse convite surgiu por parte do nosso treinador que já jogou no Estados Unidos, e com as amizades feitas por lá, um técnico visando montar o elenco para temporada fez o convite para três jogadores do nosso time, depois de preencher os requisitos, fomos aprovados. Nós já estamos plenamente acertado com o time, só falta detalhes de viagem com a embaixada, visto, mas estamos acertados a viajar no inicio de fevereiro”, revelou o jogador.

O jogo

A manhã movimentada começou às 9h, com um amistoso entre o Águias, de São Luís, e o Codó Snakes, do município de Codó. Nessa disputa, os times se enfrentaram no estilo flag football, no qual a partida é realizada sem contato físico e força excessiva. A vitória foi do time de Codó por 30 a 18.

Às 11h começou o duelo profissional entre São Luís Sharks, e o Remo Lions. O time maranhense, Sharks SLZ, que já vinha se preparando a mais de cinco meses impressionou a torcida que recebeu os jogadores com muita festa.  “Estávamos com muita expectativa para enfrentar o Remo nesse desafio, já fazia cinco meses que estávamos treinando direto, todos focados para que pudéssemos fazer um bom jogo. A torcida que veio e lotou o local nos motivou bastante e a ela que dedicamos essa vitória”, enfatizou Sidney, jogador maranhense.

Para o já experiente Geovane Trevisan, técnico do Sharks, mesmo com as dificuldades o time se desempenhou muito bem. “O time se saiu muito bem, estávamos com sangue nos olhos e conseguimos mostrar a garra e a preparação do time, acredito que agora seremos bem mais vistos. Muitas dificuldades, por exemplo, dificuldades financeiras, problemas com Patrocínios, dificuldades com campo para treino, além da maior dificuldade do esporte ser estrangeiro e tudo que  agente passa para os atletas é o que a gente ver de fora e ai a gente aprende para repassar para os atletas”, expressou o técnico.

A partida terminou com uma vitória maranhense com uma vantagem muito larga. O São Luís Sharks fez 52 pontos contra nenhum do Remo Lions, o placar agradou o torcedor maranhense. “ O time está de parabéns, não conheço nada do esporte, mas gostei demais, ainda mais pela vitória do nosso time”, Marcelo Costa.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias