ENGAJAMENTO

Técnicos da Sedepe visitam empresa modelo de sustentabilidade, em Rosário

A empresa está no povoado de Buenos Aires, para conhecer a planta de tratamento de resíduos.

A Titara S/A é uma moderna central de gerenciamento de resíduos sólidos, que atua de forma segura e ambientalmente correta. (Foto: Divulgação)

Uma equipe técnica e administrativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) esteve, esta semana, visitando a Titara Central de Gerenciamento Ambiental.

A empresa está no povoado de Buenos Aires, no município Rosário, para conhecer a planta de tratamento de resíduos.

A Titara S/A é uma moderna central de gerenciamento de resíduos sólidos, que atua de forma segura e ambientalmente correta, atendendo às demandas geradas pelo crescimento do setor logístico e industrial da região onde está localizada.

O objetivo de viabilizar a infraestrutura necessária para que os empreendimentos tragam desenvolvimento e riqueza de forma sustentável para o Maranhão.

Sob a liderança do secretário adjunto, Geraldo Carvalho, a equipe da SEDEPE conheceu todas as etapas de tratamento do lixo recebido pela empresa, que cumpre todos os protocolos internacionais de fluxo sustentável de resíduos e efluentes.

Atualmente, a Titara recebe e trata o lixo de São Luís e de mais 15 municípios.

Além de trabalhar com a perspectiva de redução de impacto ambiental, a proposta da Titara é permitir a abertura, por meio do tratamento adequado do lixo, de novos nichos de negócios que tenham a sustentabilidade e a inclusão social como eixo.

A Secretaria de Estado tem atuado, com ênfase, em estudos e atração de negócios para o Maranhão que adotem a sustentabilidade ambiental, incluindo o tripé: práticas sociais, ambientais e econômicas. 

O grupo Titara opera no Maranhão opera desde 2014, sob Licença de Operação concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, com tecnologias internacionais avançadas, dispondo de licenciamento de todas as suas etapas.

A empresa localiza-se numa área de 1.780.000 m², que compreende um aterro sanitário e industrial para resíduos sólidos de classe II, um aterro industrial para resíduos sólidos de classe I, área de solidificação, estação de tratamento de chorume e estação de tratamento de efluentes industriais.

O modelo de tratamento implementado visa minimizar ao máximo os impactos causados pela decomposição de resíduos sólidos.

O trabalho feito por meio de monitoramento constante garante que a decomposição do lixo não apenas possa ocorrer dentro de parâmetros ambientais controlados, como ainda proporcione o aproveitamento de subprodutos de alto valor agregado, como a geração de energia por meio da queima de gás derivado do próprio lixo.

Há um mês, a SEDEPE instalou a Comissão Estadual de Energia Renovável, criada por decreto que estabelece a política estadual de energias renováveis, fundamental neste momento de transição da matriz energética mundial.

O objetivo é desenvolver estudos, diretrizes, programas e ações necessárias à expansão da oferta de energias renováveis no estado, colocando o Maranhão à frente de outras unidades da Federação neste setor.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias