MEIO AMBIENTE

Saiba quais são os impactos ambientas causados por vazamento de minério no mar

A companhia Vale afirmou que está empenhando todos os esforços para minimizar os possíveis impactos causados com o incidente do navio

Reprodução

Na última segunda-feira (24), o navio MV Stella Banner, apresentou alguns problemas no casco e acabou encalhando, a cerca de 100 km da costa na capital maranhense. O navio saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís, e tinha como destino a cidade de Qingdao, na China.

De acordo com informações fornecidas pela Marinha, o navio já teve dois vazamentos. A embarcação está carregando 300 mil toneladas de minério, mas até o momento ainda não existe informações do que teria vazado no mar, nem a quantidade.

Leia também:

Especialistas apontam que o vazamento de minério pode causar um desastre à fauna marinha.

Impactos Ambientais

A equipe do jornal O Imparcial entrou em contato com o professor do departamento de oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Leonardo Gonçalves de Lima. De acordo com o professor, a maior preocupação no momento seria com o vazamento do óleo diesel, já que o navio encalhou muito próximo ao local de partida e está com 3.800 toneladas de óleo.

O óleo diesel tem um impacto ambiental imediato, se ele vazar no mar vai matar todos os organismos marinhos que tiverem contato com ele, desde micro-organismos, como os organismos fotossintetizantes ou planctônicos. Prejudicando também outras partes do ecossistema, matando peixes, golfinhos, baleias e tartarugas, disse Leonardo.

Ainda de acordo com o professor, o óleo diesel é um material de fácil dispersão e muito tóxico, o que coloca o minério quase que como uma preocupação secundária. Tudo vai depender da situação em que o navio se encontra.

Normalmente o procedimento para navios nessa situação é o fechamento de todas as válvulas que dão acesso ao combustível. Então ele fica “preso” no navio, e não vai sair de uma vez. É a mesma coisa que acontece com as 300 mil toneladas de minério que está no navio, se o navio chegar a afundar esse material vai ficar dentro da embarcação até o navio se deteriorar.

Leonardo Gonçalves ressalta ainda, que se o minério vazar do navio vai acontecer uma contaminação a longo prazo, comprometendo toda a vida marinha do local, já que ele não possui o mesmo poder de dispersão do óleo diesel. Lentamente o minério iria contaminando o meio ambiente com metais pesados e outros substâncias.

O minério de ferro é menos tóxico que os rejeitos dele, ele contamina o meio ambiente de forma crônica, e vai permanecer contaminando aos poucos. Diferente do óleo diesel que caso vaze de uma vez, contamina uma grande área.

A companhia Vale afirmou que está empenhando todos os esforços para minimizar os prováveis impactos causados com o incidente do navio MV Stellar Banner.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias