PRECAUÇÃO

Vale solicita navios para contenção de eventual vazamento de óleo na costa maranhense

Especialistas em meio ambiente afirmam que o vazamento pode causar um desastre à fauna marinha

Divulgação

Um pedido feito para a cessão de navios Oil Spill Recovery Vessel (OSRV, ou navios de recuperação para vazamentos de óleo) que deverão atuar na contenção de um possível vazamento de óleo na costa maranhense, oriundo do navio MV Stellar, já foi atendido pela Petrobras. É o que diz uma nota divulgada pela Vale, na noite desta quinta-feira (26).

A companhia afirmou ainda que continua empenhando todos os esforços e recursos para minimizar os possíveis impactos causados pelo incidente com o navio MV Stellar Banner, de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris. A empresa afirmou que os porões de carga estão intactos e a situação está sob controle.

Leia também:

A embarcação foi forçada a encalhar a cerca de 100 km (65 milhas náuticas) da costa da capital maranhense, fora da poligonal do Porto, após apresentar fissuras no casco. O navio saiu do Porto de Itaqui, com destino ao porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar no dia 4 de abril.

Dentre as outras medidas que estão sendo adotadas pela Vale, a companhia também solicitou a contratação de especialistas em salvatagem, para acelerar o plano de retirada do óleo da embarcação, boias oceânicas, além da disponibilização de helicópteros para a movimentação de pessoal até o local.

Confira a nota na íntegra:

Vale atualiza informações sobre apoio ao navio Stellar Banner

A Vale informa que tem empenhado todos os esforços e recursos para mitigar os possíveis impactos causados pelo incidente com o navio MV Stellar Banner, de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris. Entre as medidas de apoio técnico e logístico adotadas pela Vale nesta quinta-feira (27), em conjunto com as autoridades marítimas e ambientais responsáveis, estão:

– Solicitação à Petrobras da cessão de navios Oil Spill Recovery Vessel (OSRV) para contenção de eventual vazamento de óleo, pedido que foi prontamente atendido;

– Solicitação e obtenção junto ao Ibama, de forma célere, de devida autorização formal para o deslocamento das embarcações para a Costa do Maranhão,

– Contratação de especialistas em salvatagem, adicionalmente à empresa contratada pela proprietária e operadora do navio, para acelerar o plano de retirada do óleo da embarcação;

– Solicitação de boias oceânicas off shore, que podem servir preventivamente como barreiras de contenção adequadas para mar aberto, se necessário;

– Disponibilização de helicópteros para a movimentação de pessoal até o local.

A embarcação está encalhada a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís (MA), fora do canal de acesso do Terminal Marítimo Ponta da Madeira, de onde partiu na última segunda-feira (24). Os 20 tripulantes foram retirados do navio em segurança.Como operadora portuária, a Vale reforça que seguirá atuando no caso com total suporte técnico-operacional e colaboração ativa com as autoridades marítimas.

A Marinha confirmou que o navio MV Stella Banner teve dois vazamentos em sua estrutura. No entanto, não foi informado, o que teria vazado no mar, nem a quantidade. Por meio de nota, declarou que as causas do acidente ainda não foram identificadas e que problema ocorreu às 21h30 da segunda-feira, 24.

Um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente foi instaurado pela Marinha. Quatro rebocadores foram enviados ao local para coletarem informações para equipes técnicas.

Especialistas em meio ambiente afirmam que o vazamento pode causar um desastre à fauna marinha. A embarcação carrega 300 mil toneladas de minério da Vale e tem pouco mais de 340 metros. O navio carrega cerca de 3.800 toneladas de óleo diesel.

Devido ao risco de naufrágio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que está realizando um monitoramento das condições do navio, já que a quantidade de óleo e minério em embarcações como essa podem causar sérios danos ambientais.

O navio está parcialmente submerso em região próxima ao litoral do Maranhão. Os tripulantes, 20 pessoas, foram resgatados com segurança, e levados para a capital maranhense.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias