RISCOS

Gabinete de crise é aberto pela Marinha para possível dano ambiental em navio encalhado

O navio está transportando uma grande carga de minério de ferro, e está parcialmente submerso na costa do Maranhão.

Divulgação

Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que estabeleceu um gabinete de crise para tratar possíveis danos ambientais que podem ser causados pelo encalhe do navio Stellar Banner, próximo a costa do Maranhão. O navio está transportando uma grande carga de minério de ferro.

A embarcação que é operada pela empresa sul-coreana Polaris, pode comportar até 300 mil toneladas de minério de ferro. Devido ao risco de naufrágio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que está realizando um monitoramento das condições do navio, já que a quantidade de óleo e minério em embarcações como essa podem causar sérios danos ambientais.

Leia também: Navio corre risco de afundar na Baía de São Marcos

A Marinha informou ainda que hoje (27) pela manhã, haverá uma reunião entre os representantes das empresas envolvidas, membros do Gabinete de Crise e demais órgãos de fiscalização.

Confira a nota na íntegra:

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informa que, estabeleceu um Gabinete de Crise na CPMA, em São Luís-MA, no Comando do 4° Distrito Naval, em Belém-PA, e no Comando de Operações Navais (CON), no Rio de Janeiro, para tratar os possíveis danos ambientais advindos do encalhe da embarcação “STELLAR BANNER” e dos planos de desencalhe e salvatagem para a retirada desta embarcação do local.

Amanhã (27) pela manhã, haverá uma reunião entre os representantes das empresas envolvidas, membros do Gabinete de Crise e demais órgãos de fiscalização.

A Capitania dos Portos do Maranhão estimula a população a auxiliar na fiscalização para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e nas águas interiores e a prevenção da poluição hídrica a partir de embarcações. A população pode encaminhar denúncias e informações pelos seguintes canais de comunicação: e-mail cpma.ouvidoria@marinha.mil.br e pelos telefones 0800-098-8432 e (98) 2107-0121.

O navio que é de propriedade da empresa sul-coreana Polaris, foi abastecido e saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís, com destino a um comprador em Qingdao, na China.

Após apresentar problemas no casco, a embarcação foi forçada a encalhar, a cerca de 100 km (65 milhas náuticas) da costa da capital maranhense, fora da poligonal do Porto.

Foi verificada a entrada de água nos seus compartimentos de carga, indicando possibilidade de fissura no casco, na proa da embarcação, através de dois vazamentos.

O navio está parcialmente submerso em região próxima ao litoral do Maranhão. Os tripulantes, 20 pessoas, foram resgatados com segurança, e levados para a capital maranhense.

Um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente foi instaurado pela Marinha. Quatro rebocadores foram enviados ao local para coletarem informações para equipes técnicas.

A Vale, como operadora portuária, está atuando dando suporte e colaborando com autoridades marítimas. A empresa se pronunciou através de nota. Confira na íntegra:

A Vale informa que foi comunicada pelo operador do navio MV Stellar Banner que a embarcação sofreu avaria na proa após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na noite de segunda-feira (24), já fora do canal de acesso ao porto. Foi reportado ainda à Vale que, por medida de precaução, os 20 tripulantes foram evacuados com segurança e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís. A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris. Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias