MEIO AMBIENTE

Desmatamento no Maranhão diminui 15%

Os números decrescentes no Maranhão contrastam com o aumento de áreas desmatadas em mais de 9 mil km² de toda a região da Amazônia Legal

Reprodução

De acordo com números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Maranhão é um dos poucos estados que integram a Amazônia Legal, que conseguiu registrar queda nas taxas de desmatamento entre 2018 e 2019.

Os números decrescentes no Maranhão contrastam com o aumento de áreas desmatadas em mais de 9 mil km² de toda a região da Amazônia Legal, que engloba nove estados brasileiros.

Com base em dados tabulares obtidos via satélite pelo Projeto de Monitoramento de Desmatamento na Amazônia Legal por Satélites (Prodes) e divulgados nesta quinta-feira (20), o Maranhão registrou queda de 15% na taxa de desmatamento da sua vegetação amazônica.

Segundo os dados do Prodes, entre 2018 e 2019, o Maranhão teve uma das menores participações no aumento da área desmatada. Enquanto o estado do Pará contribuiu 39,56% no desmatamento estimado de 9.762 km² da Amazônia Legal Brasileira, o Maranhão aparece com apenas de 2,2% desse total.

O governador Flávio Dino usou as redes sociais para comemorar o bom resultado. Para ele, os números são resultantes da política de ampliação da assistência técnica na agricultura maranhense.

“Desmatamento no Maranhão, entre 2018 e 2019, foi reduzido em 15%. Acreditamos que assistência técnica é o caminho para termos mais produção e mantermos redução do desmatamento ilegal”, enfatizou o governador.

Também nesta quinta-feira, durante reunião no Palácio dos Leões, em São Luís, com membros da Comissão Estadual de Articulação de Políticas Públicas Para os Povos Indígenas do Maranhão (COEPI/MA) e Comunidades Locais da Amazônia Brasileira (GCF), Flávio Dino agradeceu o apoio das comunidades tradicionais do estado no combate ao desmatamento.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias