PRÊMIO CAFÉ IMPAR

Conheça a cafeteria campeã da competição Café Impar

Entre as 10 cafeterias classificadas para votação popular no site, a grande vencedora foi a Café Ideal.

Carlos Figueiredo, sócio e barista do Café Ideal (Foto: Marcos Caldas/O Imparcial)

Premiação Café Impar

“O café é tradição e motivo de muito orgulho, pois resgata a memória de quando éramos crianças, e saber que hoje existem pessoas que apreciam, valorizam e se dedicam a essa cadeia do café é muito gratificante”.

Este foi o depoimento de Carlos Figueiredo, sócio e barista do Café Ideal em São luís, o vencedor da competição Café Impar, realizada pelo Jornal O Imparcial para eleger a melhor cafeteria da Ilha.

A disputa ocorreu em duas etapas, a primeira seguiu através de indicações de cafeterias da capital maranhense, na Caixa de Perguntas, no Story do Instagram do jornal O Imparcial  (@oimparcial). Já na segunda fase da competição, as 10 cafeterias mais indicadas foram selecionadas para uma nova votação popular aberta no site. E dentre as classificadas, a grande vencedora foi (@caffe.ideal).

A cafeteria é um empreendimento familiar que nasceu em março de 2020 com muitas expectativas para ter seu próprio ponto físico, mas com a chegada da pandemia de Covid-19 Carlos e sua esposa tiveram que engavetar este desejo. Então os empresários decidiram lançar a marca inicialmente de forma online, através das redes sociais, atendendo os pedidos com o serviço de delivery.

“Eu e minha esposa fomos um dos primeiros a contrair covid, a gente teve que se tratar em casa, e logo depois tivemos uma ideia, que foi entrar nas casas das pessoas através do delivery entregando o icônico cuscuz ideal e nosso café especial moído no dia”, disse o empresário.

O projeto da loja física só foi possível realizar em meados de setembro de 2020, localizado na Av. Holandeses na Galeria Fiore, e vem ganhando cada vez mais visibilidade. Mas para se tornar o café essencial na vida dos maranhenses, Carlos viaja em busca de cafés especiais pelo país com o objetivo de trazer à capital o melhor grão, além de conectar o produtor ao consumidor.

O café ideal oferece muitos mais que um café especial e o tradicional cuscuz, de acordo com Carlos, os clientes recebem aconchego, dicas e a experiência de saber todo o histórico do grão até chegar na loja, através da rastreabilidade do café.

“Hoje você toma um café no Café Ideal e pode conhecer sobre quem plantou, quem colheu, a pessoa que está transportando o café, o beneficiamento, e os processos pós colheita”, explicou Carlos.

Café Tradicional X Café Especial

De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o tradicional é o café do dia a dia com qualidade recomendável e custo acessível, certificado pela ABIC. Os grãos não passam por uma seleção rigorosa, portanto podem apresentar defeitos e impurezas que alteram o sabor e aroma que ficam evidentes no preparo da sua xícara de café.

Já o especial, na definição da ABIC, são cafés de alta qualidade que cumprem uma série de requisitos para serem classificados como tal, ou seja, são submetidos a uma avaliação de 10 aspectos diferentes e para serem considerados Cafés Especiais devem alcançar a nota mínima de 80 pontos, do total de 100 pontos.

Premiação Café Impar (Foto: Julinara Lopes/O Imparcial)

O empresário Carlos Figueiredo ressalta que após o resultado da competição Café Impar, o Café Ideal ganhou novos clientes, e que ganhar está premiação através de uma votação popular é consequência de muito trabalho.

“Foi de grande importância o prêmio do Café Impar, pois fomentou bastante o nosso negócio, com a publicação da premiação ganhamos muitos clientes novos. Isso nos faz entender que a grande intenção do Jornal O Imparcial é realmente incentivar os pequenos negócios locais”, concluiu Carlos.

E você que é dono de algum segmento, fique atento! Acompanhe-nos em oimparcial.com.br ou pelo nosso Instagram @oimparcial, novas competições estarão disponíveis em breve.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias