MANIA NACIONAL

Consumo de café dispara na quarentena: entenda por quê

Segunda bebida mais consumida no país, café deixa você mais inteligente e saudável

(Foto: Reprodução)

Seja pelo sabor, pelo aroma, pela mania ou pelo efeito que ele provoca no organismo: o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas da vital e indispensável água. A paixão pela bebida é tanta, que o consumo aumentou 35% durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Durante os meses de março, abril e maio, os supermercados brasileiros também perceberam o crescimento significativo da procura pelo produto. Em uma mesma rede de lojas com atuação no Maranhão, Pará e Piauí, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento de 29%. “Esse crescimento tem relação direta com o tempo que as pessoas estão passando em casa. Além do preço acessível do produto, que tem forte influência na procura”, revela Rafael Pimentel, coordenador de compra da empresa.

Mania nacional

A mania dos brasileiros pelo consumo de café aumentou durante o isolamento social, mas é bem mais antiga do que isso. Dados divulgados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, no Brasil, a maior parte do consumo doméstico ainda é do café coado tradicional, considerado por algumas pessoas o mais saboroso dos cafés. Ainda de acordo com o Instituto, 45% do total do consumo nacional se concentra na região sudeste. Já o nordeste fica em segundo lugar, responsável por 22% de todas as compras realizadas no país.

Os números ABIC indicam, ainda, que o consumo interno atingiu a marca de 21 milhões de sacas entre novembro e 2017 e outubro de 2018, em todo país. Isso significa que cada brasileiro consumiu, em média, 6 kg de café cru e 4,82 kg de café torrado e moído nesse período. Segundo a Associação, esse crescimento deve aumentar nos próximos anos.

Bom pra saúde

Como tudo o que é feito em excesso, o café também deve ser consumido com moderação. Além de deliciosa, a bebida também favorece benefícios à saúde, sendo um aliado na luta contra doenças como câncer, alzheimer, depressão, estresse e diabetes, entre outras. “Essa tradicional bebida ajuda na digestão e até rejuvenesce as células do corpo”, aponta a médica Sílvia Gomes, cardiologista e nutróloga.

Além disso, uma das principais substâncias contidas nos café é a cafeína, um potente estimulante psicoativo. “Ao ingerir a substância, uma parte vai para o cérebro e gera uma série de reações químicas que fazem o cérebro trabalhar mais rapidamente, o que melhora humor, energia, memória, tempo de resposta e funcionamento cognitivo geral”, atesta a especialista.

Café cremoso

O café cremoso é rápido e fácil de fazer

Agora que já viu diversos benefícios do café, que tal se arriscar na cozinha e preparar uma receita fácil e prática com a bebida? Aprenda a fazer o delicioso Café Cremoso. Confira o passo a passo!

Ingredientes

50g pacotinho de café solúvel 

2 xícaras de açúcar

1 pitada de canela

1 xícara de água fervente

Preparo

  • Na batedeira, coloque o café, o açúcar, a canela e misture bem;
  • Em seguida adicione a água quente;
  • Bata tudo por cerca de 10 minutos ou até que fique bem volumoso e liso;
  • Para finalizar, adicione 2 colheres (sopa) da mistura em uma xícara, adicione o leite quente e misture. Está pronto!

DICA: A mistura dura até 3 dias na geladeira ou 3 meses no congelador e pode ser usada em outros momentos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias