10 cortes de carnes mais populares no Brasil

Já ficou na dúvida de qual carne pedir em um restaurante? Veja qual o melhor corte para um bom churrasco

Reprodução

Certamente você já foi a um rodízio de carne, onde garçons passam pelas mesas oferecem diversos tipos de carnes. Essa tradição veio do Sul do país, e foi muito bem aceita aqui no Maranhão. Já ficou na dúvida de qual carne pedir em um restaurante? Ou até mesmo na hora de fazer um churrascão entre amigos? Para não passar por isso novamente, confira os cortes mais populares para os brasileiros:

  • Picanha

Apesar de ser um corte tipicamente brasileiro, ele é popular em toda a America do Sul. A carne vem com uma camada de gordura que garante o sabor e a maciez, que vem da parte superior da alcatra. Certamente a Picanha é a mais pedida nos rodízios de carne.

  • Baby Beef

Esta carne vem de vacas mais jovens, embora não tão jovens quanto a vitela. O sabor é muito bom e ideal para quem não pode ou não gosta de carnes gordas, é uma carne magra e muito macia. Tem sabor semelhante ao filé mignon.

  • Carne de sol

Muito popular no Nordeste, este é um método de conservar a carne, e  não um tipo de corte ou parte do boi.

  • Alcatra

Localizada entre o lombo e a coxa, ela dá origem a vários outros subcortes. Para conquistar o máximo de suculência, recomenda-se cortar em pedaços grandes e usar em bifes, refogados, assados, ensopados e churrascos.

  • Filé Mignon

Popular por ser o corte mais macio da carne bovina, a ponta do filé quase não contém gordura.

  • Lombo de Porco

Este corte de carne ganha mais relevância no final do ano, nas festividades natalinas. Existem diversos métodos de preparo, mas, é necessário aprender como amaciar a carne de porco antes de se aventurar na cozinha.

  • Fraldinha

Uma das boas opções de carnes para churrascos, pelo custo-benefício. A fraldinha é uma carne de corte pequeno e fibras longas. Possui pouca concentração de gordura.

  • Maminha

Essa é parte do boi com maior concentração de gordura e, quando bem preparada, se torna uma opção suculenta. Tem que ter atenção ao corte, deve ser feito em fatias, do lado contrário às fibras da carne.

  • Costela

Tanto de boi, quanto de porco, a costela é um dos cortes que sempre está presente nos churrascos. As fibras desta carne são mais grossas, por isso, passam mais tempo no fogo.

  • Contra Filé

Este corte vem coberto com uma camada de gordura. Tem sabor acentuado e é comum no preparo de medalhões, mas também, é um bom corte para assados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias