Low Carb: Como funciona a dieta, cuidados e o que comer

A Low Carb pode ser a solução para quem quer eliminar os quilos indesejados. Saiba quais alimentos evitar e os cuidados ao aderir!

Reprodução

Quem faz parte da saga do emagrecimento sabe que existem inúmeras dietas que prometem perda de peso rápida, o “corpo do verão” em poucas semanas. Após tanto restringir certos alimentos, reduzir porções e finalmente conquistar o objetivo de perder os quilos “extra”, o resultado final é, em grande parte, contrário: volta-se ao peso e às medidas iniciais por conta do famoso efeito sanfona.
prato low carb peixe saladaVocê sabia que um dos fatores que causam o ganho de peso está ali, no pãozinho consumido no café da manhã ou no clássico combo arroz e feijão do almoço? Para lidar com a questão, a alternativa encontrada é a Low Carb, dieta que tem feito sucesso no mundo fitness e reduz o consumo de carboidratos para 20 a 100 g diárias. Quem adere, aprova. É o caso de Tayanne Martins, que, aos 29 anos, perdeu 23 kg em seis meses de mudança alimentar. “Antes da mudança eu comia pouco, mas era muita besteira, basicamente pão e massas. A mudança da alimentação fez maravilhas no meu organismo. Eu me sinto mais disposta, sinto menos dores no corpo, que era o meu sofrimento, e também durmo melhor, porque eu sofria bastante com apneia, além de ter eliminado 23 kg nesse processo”, conta a adepta.
Leia também:
3 Saladas Low Carb para você fazer em casa
5 marcas que aceitam encomendas low carb em São Luís
Saiba agora como a Low Carb faz emagrecer, como funciona o jejum intermitente, os cuidados e o que comer e evitar na Low Carb!

Como a Low Carb faz emagrecer

mulher emagrece 23 kg com low carbTayanne perdeu 23kg em seis meses com a Low Carb. Foto: Reprodução

O carboidrato é a fonte de glicose no organismo. Quando este índice é elevado, o corpo faz a reserva em forma de gordura, que pode ser consumida ou não pelo sistema, antes da próxima refeição. “Quando a dieta é rica em alimentos com alto índice glicêmico, ocorrem muitos picos de insulina e às vezes eles estão tão altos que o glucagon nunca é liberado. Sem o glucagon a gordura que está estocada não é queimada e não há perda de peso”, explica a nutróloga Bruna Camarão.
Apesar disso, a especialista afirma que o carboidrato não é o vilão da história, e, ao contrário, tem seus benefícios. “Algumas pessoas ficam com medo de ingerir [carboidratos] porque têm medo de engordar. Não é bem assim, para perder peso, você precisa ingerir menos calorias do que gasta […] Não é só o carboidrato que é responsável pelo ganho de gordura”, comenta.

Como funciona o jejum na Low Carb

Já imaginou passar até 18h sem comer? Parece loucura, mas quem adere à Low Carb afirma que a sensação de saciedade é muito mais presente que em dietas convencionais – que pregam o “comer de três em três horas” -, pela quantidade de proteína e gordura animal. É com esta segurança que a prática do jejum intermitente fica mais fácil.
A nutróloga Bruna Camarão explica: “Os nossos níveis de açúcar no sangue caem significativamente, e também a insulina, além do aumento no hormônio do crescimento. O jejum intermitente é prescrito a fim de fazer perder peso, pois é uma maneira de restringir calorias e queimar gordura”.
Além disso, a especialista explica que existem pesquisas que sugerem que o jejum pode ajudar a proteger contra doenças, incluindo as cardiovasculares. Bruna faz, no entanto, um alerta. “Para ter efeitos benéficos, você deve se alimentar corretamente durante as janelas alimentares. Prefira sempre alimentos de verdade, como carnes, frutas e verduras. Esqueça de vez os alimentos industrializados, açucarados e processados”, sugere.

Cuidados ao aderir à Low Carb

Apesar dos benefícios da dieta, a mudança alimentar não é indicada para todas as pessoas que buscam emagrecimento, indicam os especialistas. “A Low Carb virou estimo de vida porque as pessoas começaram a perceber que diminuindo a quantidade de carboidratos da dieta, elas se sentiam melhor, mais leves, menos inchadas… Mas não é todo mundo que se adapta a esse tipo de dieta”, explica Bruna Camarão.
A especialista aponta que a dieta não deve ser seguida principalmente por crianças e adolescentes, idosos, diabéticos que fazem uso de medicamentos hipoglicemiantes e gestantes. Para embarcar na mudança, a dica inicial é uma só: contar sempre com a supervisão médica.

O que comer e o que evitar na dieta Low Carb?

Os pãezinhos, arroz, massas, e todas as delícias gastronômicas recheadas de carboidratos estão proibidas. Mas isto não significa que os adeptos à dieta passem vontade. Tayanne Martins explica que, em sua dieta, os vegetais e legumes são a base. “Meu prato tem 70% de folhas e legumes e 30% de proteínas com suas gorduras naturais”, explica. Estas últimas estão liberadas, com moderação: quem gosta de bacon, torresmo e daquela gordurinha que acompanha a carne, pode comemorar, pois há espaço para estes alimentos na dieta. Para cozinhar, a indicação é utilizar apenas azeite, manteiga, e banha de porco (margarina e óleo de soja, nem pensar!).
Alimentos permitidos
Legumes e verduras: berinjela, abobrinha, pepino, espinafre, vagem, chuchu, cenoura, abóbora, alho-poró, brócolis, aipo e alface, acelga, cogumelos, tomate, agrião, couve, pimentão, aspargos, cebola, escarola, entre outros.
Frutas: apenas algumas são recomendadas, com uma porção diária a partir da terceira semana. As frutas indicadas são o melão, abacate, kiwi, ameixa, morango, pêssego e nectarina.
Proteínas: essenciais na dieta. Recomenda-se carne bovina, peixes, aves, ovos e queijos (moderadamente). As gorduras são indicadas com moderação.
Bebidas: é permitido o consumo de água, chás e café sem açúcar, além de sucos das frutas permitidas.
Outros alimentos: pode-se consumir bebidas lácteas ou iogurtes de até 7g de carboidrato por porção, além de porções moderadas de amendoim, amêndoas, pistache e castanhas. Também é possível inserir na dieta leite de soja zero, gelatina zero, e frios como presunto, creme de leite e requeijão, além de cacau em pó.
Alimentos proibidos
São proibidos na dieta Low Carb açúcares, mel, massas, farinhas, arroz, feijão, leite, beterraba e batatas, pão, bolos, chocolate e bebidas alcoólicas, mandioca, ervilha e milho. Frutas como uvas, melancia, mamão, abacaxi, banana, laranja e limões também são proibidos, além de alimentos embutidos e conservas.
pirâmide alimentar dieta low carb

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias