Dia dedicado ao hambúrguer

Apaixonados por cozinha fazem do hambúrguer o carro-chefe de eventos em São Luís

Reprodução

A mistura feita com cervejas, hambúrguer e molhos artesanais tem feito sucesso nos últimos anos em São Luís. A combinação é perfeita para muita gente que não dispensa um “Burger Day”, evento que tem como prato principal tentadores hambúrgueres como Ogroburger, elaborado com 200g de blend feito com três tipos de carnes especiais assado na brasa ao ponto ogro, pão rústico ou australiano, salada com rúcula, picles, conserva de cebola-roxa e mais cinco tipos de molhos artesanais à escolha, ou o Blend Bovino com 160g de uma mistura de costela bovina com outro tipo de carne diferente assada no forno ou grelhada, pasta de alho e pão artesanal, que pode levar ainda um ingrediente especial.
Double Burger & Beer Day

Thiago Borges, criador do Double Burger & Beer Day

Ogroburger, Texas Burger, Choripán, entre outros, são criações do empresário e cozinheiro por amor Thiago Borges, da Casa do Ogro, distribuidora de cervejas artesanais que já realizou nove edições do Double Burger & Beer Day, que inclui não só as sugestões exclusivas e ousadas do chef Ogro, mas rótulos de cervejas artesanais e música. “Começamos em outubro de 2015 no quintal da minha casa, na época no bairro do Turu. Foi um evento voltado para amigos e apreciadores de cervejas artesanais que acabou sendo um sucesso de proporções enormes e inesperadas. Nosso estoque de hambúrguer e chope artesanal para o fim de semana acabou no primeiro dia de evento! Na época, havia em São Luís apenas duas hamburguerias artesanais e só uma casa especializada em cervejas especiais, na maioria as importadas mais caras. Foi um marco para a época”, acrescenta.
Os molhos da Casa do Ogro também são uma atração à parte nos eventos, como o Baconese, em que o próprio nome revela, uma mistura de bacon com maionese, ou Sour Cream, molho azedo com cream cheese que nem todo paladar está acostumado, mas vale a pena experimentar, e Maionese com ervas. Para quem gosta do apimentado, tem o Chipotle e, para surpreender ainda mais, o molho Barbecue de Goiaba. “Cada molho representa uma experiência gastronômica única! Então, em um mesmo burger, podemos ter varias apenas mudando o pão, ou o ponto da carne ou o molho. São os detalhes que fazem a diferença”, pontua Thiago.
O próximo Burger Day do chef Ogro, vai acontecer no dia 19 de fevereiro no Big Joe Lagoa.
Burgernight
Blend Bovino com 160g ( Paulo Malheiros)

Foi após algumas reuniões com amigos que o administrador Juliam Rocha resolveu apostar nos dotes culinários e começar a fazer do Chico Discos, tradicional bar do Centro da cidade, o local ideal para o Burgernight, evento que já teve em poucos meses várias edições e se tornou fixo às quartas-feiras sempre a partir das 19h.
“Eu estava morando em Minas e sempre senti falta de algo do tipo em São Luís. Lá eu tive um contato muito forte com as hamburguerias e, quando eu retornei para cá, resolvi fazer uma noite de hambúrguer entre amigos, e depois de outros encontros e sugestões eu fui acertando o ponto da carne, comecei a fazer o próprio pão, pois já sabia qual molho usar. Tive a primeira noite de evento no Chico Discos e vendi 60 unidades em pouco tempo e em cinco meses já foram 20 edições”, afirma Juliam.
A noite combina o clima eclético do Chico Discos com os suculentos hambúrgueres de Blend Bovino, sugestões premium, que são 100% um tipo de carne e podem variar entre cupim, caranguejo, carne de sol ou algum novo sabor, com boa música e de preferência cervejas artesanais.
“Qualquer hambúrguer do Burgernight vai ter a pasta de alho, mussarela a carne e o pão artesanal e o cliente pode escolher um ingrediente que pode ser o bacon tradicional ou caramelizado, abobrinha ou chuchu crocante. Faço mais de trinta ingredientes e a cada noite eu lançava um item. O cardápio do dia vai estar sempre disponível no Instagram @burgernightslz”, completa.
Juliam Rocha, criador do Burgernight (Paulo Malheiros)

Com o sucesso das noites de quarta, Juliam pretende ampliar o número de eventos para outros espaços como restaurantes, praças e até hostel. Programações temáticas também estão na agenda como Pré-carnaval Artesanal Burgernigth, Burgernigth Flowres, Batalha do Cetogênico, entre outros.
Agenda Burgernight
15 de fevereiro, acontece a 25° edição do evento no Chico Discos
16 de fevereiro, burger&beer&samba na Fonte do Ribeirão
17 de fevereiro, Burgernigth no Pier 98
18 de fevereiro, Burgernigth concentrando na Fonte do Ribeirão

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias