Alta gastronomia leva sabores internacionais às receitas

Ingredientes de diversas tradições culinárias se tornam diferenciais nas preparações dos bistrôs gastronômicos modernos

Reprodução

Explorar as nuances das cozinhas regional, nacional e internacional é a marca dos restaurantes modernos, que acabam proporcionando experiências transculturais ao seu público, por meio de um processo criterioso de seleção de ingredientes e elaboração dos pratos.
O chef, Allan Patrício, do restaurante Thai Cozinha Contemporânea e Japonesa, está entre os pioneiros da culinária em São Luís a apostarem na concepção de reunir elementos de várias tradições gastronômicas em seus pratos, a chamada cozinha contemporânea.
A maioria dos produtos usados é trazida de outros países e estados. De acordo o chef, este se tornou o diferencial do bistrô gastronômico, com a proposta voltada, principalmente, aos ingredientes asiáticos. “A maioria dos nossos produtos é importada da Ásia, então, preciso de um planejamento muito criterioso para que esses produtos não faltem no Thai”, conta.
Codimento adotado da culinária do sudeste da Ásia, a pasta de curry vermelho, por exemplo, tem sabor exótico. A composição leva alguns temperos tradicionais como alho, pimenta, capim-limão e pasta de camarão, além de outros menos conhecidos pelos brasileiros, como chalota, uma espécie de cebola vermelha, galangal que é gengibre tailandês e limão kaffir.

O chef também conta que optou por algumas receitas com elementos mais sofisticados, como molho de ostra e molho de peixe, ambos de origem coreana. O primeiro preparado à base de extrato de ostra, com sabor levemente adocicado, realça o sabor da carne, dos frutos do mar e mesmo dos legumes. Já o molho de peixe é normalmente usado em preparos como sopas ou ensopados.
Amplamente consumido em terras asiáticas, como no Brasil, o arroz também não ficou de fora do cardápio. Destaque para o arroz japonês, diferente do “agulhinha” tupiniquim por sua textura mais úmida, e para o tailandês arroz jasmin — famoso por seu aroma agradável. O macarrão de arroz, de mesma origem, também ganhou espaço.

Da cozinha nipônica, vale destacar a nori -folha fina e seca, feitas a partir de algas desidratadas-, velha conhecida dos amantes de sushi. Da culinária chinesa, a lichia, fruta doce e de casca grossa e avermelhada passou a compor também o cardápio. Assim como o panko, farinha chinesa para empanados feita de pão, semelhante à farinha de rosca caseira, porém, com textura mais flocada e crocante. “Vale a pena apresentar à clientela pratos com influências gastronômicas de diversas culturas e países, levando, nas preparações, toda a liberdade de criações e possibilidades de sabores, aromas e sensações”, ressalta.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias