Saiba mais sobre o Dia Internacional da Amizade comemorado neste sábado (20)

Para quem não sabe o Dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado em 20 de julho. No entanto, no Brasil, existem várias datas que celebram a amizade.

Reprodução

No dicionário Aurélio, referência em língua portuguesa, a palavra “Amizade” é um substantivo feminino, e tem como significado a seguinte definição: afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas; laços de amizade; relacionamento social.

Para quem não sabe o Dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado em 20 de julho. No entanto, no Brasil, existem várias datas que celebram a amizade. O Dia do Amigo é oficialmente comemorado em 20 de julho, e o principal objetivo desta data é celebrar a amizade, um sentimento de fraternidade mútua partilhado entre as pessoas.

Normalmente, durante o Dia do Amigo é comum a troca de presentes e declarações de amizade. A amizade ainda é celebrada em 18 de abril (Dia do Amigo) e o 30 de julho (Dia Internacional da Amizade).

São diversas as homenagens na literatura sobre este sentimento que reforça os laços entre os homens, como na composição A Canção da América que tem como autores Milton Nascimento e Fernando Brant, e que está no Lp Sentinela, 1980. A música é considerada no Brasil um hino à amizade.  Este sentimento que é considerado um dos mais nobres foi traduzido nos versos: “amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração”.

Já escritor Millôr Fernandes já dizia que “a verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”. O filosofo Sócrates também escreveu por este sentimento que irmana os homens da seguinte forma: “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”. E não fugindo a regra o filósofo, cientista, ensaísta inglês Francis Bacon afirma que “não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto”.

Aqui fica a dica para você que tem amigos. “Celebre todos os dias da sua vida a amizade, pois amigo é para toda a vida”.

Origem do Dia do Amigo

O Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade, em 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, se comemora esta data de forma oficial neste país, que é uma das celebrações mais festejadas pelo país vizinho. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008), que considerou a chegada do homem à Lua como um símbolo de união entre todos os seres humanos. A ideia surgiu com a chegada do Homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias