CULTURA

João Almeida, uma mente inquieta

A visão do mundo aos olhos de um artista genial que passou a explorar em si uma sede criativa de inovação

Reprodução

Nascido na cidade de Luís Domingues, João Almeida, hoje com 34 anos, explora as tendências artísticas do momento. Entretanto, com sua visão aguçada e gosto pelo mundo da arte, tendo sido influenciado por artistas renomados como Monet, entre outros nomes, passou a explorar em si uma sede criativa de inovação.

Seu mais novo projeto junto com o diretor de teatro  Leo Lee, denominado como projeto vortex 114, instiga os visitantes a conhecerem suas obras e não só isso, mas também conhecer outros artistas do estado e do Brasil. A ideia inicial do projeto, segundo ele, é criar um espaço para intervenção artística e um abrigo para novos artistas exporem seu trabalho. Formado em artes visuais pela Universidade Federal do Maranhão, ele começou com desenhos na infância.  “Eu gostava muito desenhar quando criança, e com o tempo encontrei outras maneiras de fazer isso” afirma.

João já fez muitas intervenções artísticas, já inscreveu seu trabalho em alguns editais e já participou de muitas amostras em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Para ele, sua arte é um meio de explorar a beleza de patrimônios já deteriorados pelo tempo, na cidade de São Luís, sendo classificado como um dos grandes nomes da tipografia no estado.

Quando questionado sobre sua criatividade, se qualifica como uma mente inquieta que passa por transformações constantes quando o assunto é arte, e consegue aguçar a mente de quem aprecia o seu trabalho.  “Eu misturo coisas do movimento gótico e também do renascimento. Para alguns parece até um borrão, mas para outros já passa ter um sentido mais claro”.

João acredita que não há espaço certo para fazer arte e que o trabalho de muitos artistas ainda é desvalorizado por falta de conhecimento do público.  Grande parte de suas obras estão espalhadas por São Luís em diversos pontos como intervenção artística. Sua casa se tornou sua própria galeria de exposição para receber de portas abertas curiosos e aspirantes ao mundo da arte, localizado na Rua Graça Aranha 114, Centro, aberto de terça a sexta das 9:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00, aos sábados e domingos, das 14:00 as 20:00.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias