INCLUSÃO

Projeto em comunidade promove a qualificação de pessoas com deficiência

A aula inaugural aconteceu dia 02 de dezembro, na escola do Senai, localizado no distrito industrial e atendeu as PCDs da comunidade.

O objetivo é apoiar projetos que promovam a qualificação profissional de pessoas para inclusão no mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Instituto Alcoa em parceria com o Senai promove evento de boas-vindas aos 13 participantes do curso de assistente administrativo, exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs).

O responsável pela solenidade foi o Diretor da Alumar, Embaixador ABLE da Alcoa Brasil (grupo de inclusão de Pessoas com Deficiência da Alcoa) e membro do Conselho de Administração do Instituto Alcoa, Helder Teixeira,

A aula inaugural aconteceu dia 02 de dezembro, na escola do Senai, localizado no distrito industrial e atendeu as PCDs da comunidade.

Uma das estratégias utilizadas pelo Instituto Alcoa para incentivar o desenvolvimento das comunidades onde atua, um de seus principais objetivos, é apoiar projetos que promovam a qualificação profissional de pessoas para inclusão no mercado de trabalho.

Esta parceria com o grupo ABLE contribui para a inclusão produtiva de pessoas com deficiência, contribuindo para a redução das desigualdades.

Para Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa, “o curso de qualificação profissional em assistente administrativo é uma das formas de promover maior autonomia e independência às pessoas com deficiência, tornando-as protagonistas de suas trajetórias”.

O grupo de inclusão ABLE (Alcoans moving Beyond Limited Expectations – Alcoanos e Alcoanas indo Além de Expectativas Limitantes) foi criado nas operações do Brasil e é uma iniciativa inédita, a ser replicada em outras unidades da Alcoa no mundo.

Voltado para as Pessoas com Deficiência, a criação do grupo é mais um avanço da Companhia na busca constante pela promoção de um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso e equitativo.

Para o técnico em edificações e eletricista, Paulo Anchieta, 39 anos, os limites físicos e sociais são reais, mas não representam impeditivos para os seus objetivos.

“Já fui colaborador da Alumar, na área de operação da fábrica de alumínio, o que é uma demonstração de que a empresa procura dar espaço para todo mundo. Hoje, volto a fazer mais um curso na expectativa de me qualificar ainda mais”, disse.

O líder e diretor do Consórcio, Helder Teixeira, destacou sobre a importância do esforço e atitude de cada um para buscar novos conhecimentos e estar em condições de alcançar uma colocação no mercado.

“O nosso maior valor é cuidar das pessoas, razão pela qual estamos atentos aos movimentos da sociedade, para que as nossas unidades possam ser um reflexo positivo da realidade, respeitando o perfil social que se apresenta, no que se refere à equidade de gênero, orientação sexual, raça, pessoas com deficiências e todas as outras diversidades que temos em nossa sociedade”, disse.

A gerente de Recursos Humanos, Tereza Cavalca, fez uma breve retrospectiva do cenário metalúrgico e do quanto a Alumar avançou nesses 42 anos de operação.

“Mesmo sendo uma empresa vanguardista, com tecnologia de ponta, a Alumar, pelo segmento de atuação metalúrgico, tinha um olhar mais dirigido ao trabalhador masculino. Hoje, temos quatro grupos de apoio inclusivos para assegurar a cada dia um ambiente diverso”, lembrou.

Ela ainda acrescentando que a contratação de pessoas com deficiência está alinhada ao propósito da Alcoa de transformar potencial em progresso verdadeiro.

“Queremos proporcionar, ainda mais, ambientes propícios para o desenvolvimento e o crescimento profissional das pessoas com deficiência, além de criar espaços em que todas e todos se sintam valorizados e engajados a transformar sustentavelmente nossa indústria de alumínio”, concluiu.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão.

Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001.

Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Esta parceria com o grupo ABLE contribui para a inclusão produtiva de pessoas com deficiência, contribuindo para a redução das desigualdades. (Foto: Divulgação)

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias