PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Professor estimula jovens do Coroadinho

As aulas são por meio de um projeto de extensão

Reprodução

Fomentar nos estudantes a vontade de fazer pesquisa científica usando uma forma diferente de ensinar os tradicionais conteúdos da Biologia, essa é a proposta de Tiago dos Anjos, professor de Biologia do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, localizado no bairro do Coroadinho, na capital maranhense, através do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Adolescências e Ciência.“Eu estudei na Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo, e nós aprendemos durante a nossa formação que, antes de ensinar qualquer coisa, seja Biologia ou qualquer outra disciplina, nós precisamos primeiro conquistar o aluno. E existem diversas formas de fazer esse universo de conquistas”, destaca o professor.

Paulista que veio para o Maranhão após ser aprovado em concurso público e atraído pelo maior salário do Brasil ofertado pelo Governo do Estado. Tiago lecionou Biologia no Centro de Ensino Raimundo Rodrigues, em Serrano do Maranhão, em 2016, e viu nos experimentos científicos uma forma de engajar os estudantes no aprendizado da disciplina, e a partir daí, criou o Grupo de Pesquisa, envolvendo estudantes do Ensino Médio em práticas que, além de tornarem o aprendizado mais lúdico, os aproxima das rotinas da vida acadêmica.

“Eu decidi fazer os projetos de extensão, de iniciação científica, que os alunos acabam gostando bastante e demonstrando maior interesse na hora de aprender Biologia. A receptividade dos alunos foi muito boa. Eles ficaram bastante ansiosos, porque eu tive que passar por um processo de escolha dos alunos e o critério que nós usamos foi a vontade de querer aprender, principalmente, e a questão das notas. A dinâmica da sala de aula fica melhor com interação mais positiva porque eles se sentem atraídos e com vontade de aprender”, explica.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias