SUSTENTABILIDADE

Aprenda a economizar energia em casa durante os meses mais quentes do ano

Veja as dicas e evite aumento no gasto de energia e consequências negativas para o meio ambiente.

É ideal adotar a prática de hábitos sustentáveis, ficar atento para o modo de uso dos eletrodomésticos. (Foto: Divulgação)

Neste mês de agosto, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária será verde para todos consumidores.

Apesar disso, é importante manter os cuidados para não desperdiçar energia elétrica e, consequentemente, economizar no orçamento.

É ideal adotar a prática de hábitos sustentáveis, ficar atento para o modo de uso dos eletrodomésticos e quando possível buscar aparelhos eletrônicos mais eficientes e com menor desperdício.

No entanto, mesmo com a bandeira verde em vigor, a Equatorial Maranhão chama atenção para o consumo consciente, principalmente nos períodos mais quentes do ano.

Essa época pode gerar um aumento significativo no gasto de energia, o que causa consequências negativas tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do consumidor.

Com os graves problemas ambientais existentes, a conscientização é a melhor opção para a preservação do meio ambiente e para a economia de energia.

O uso de alguns eletrodomésticos podem ser grandes vilões. Além da utilização de forma incorreta, existem aparelhos que normalmente consomem mais, como a geladeira que permanece sempre ligada, ou o chuveiro elétrico.

Com a temperatura elevada, é comum que sejam utilizados mais aparelhos para aliviar o calor, como o ventilador e o ar-condicionado.

Entretanto, algumas atitudes como manter as janelas de todos os cômodos abertas para aproveitar a ventilação e a luz natural, são práticas simples, mas que podem fazer diferença na conta de luz.

Desse modo, a Equatorial recomenda que os consumidores evitem desperdícios de energia elétrica em casa e orienta como utilizá-la da melhor forma.

Confira as dicas para usar a energia com consciência nos períodos quentes:

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Uma dica importante é deixar uma garrafa de água com gelo do lado fora para evitar abri-la sempre.
  • Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.
  • Tenha cuidado com o uso excessivo de eletrodomésticos, o chuveiro elétrico é um dos principais vilões no consumo de energia. Dê preferência a utilizá-lo no modo verão.
  • Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia.
  • Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.
  • Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.
  • • Uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia.

Outra forma de economizar ainda mais, é cadastrar-se na Tarifa Social de Energia Elétrica. A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem milhares de famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia.

Atitudes como manter as janelas de todos os cômodos abertas para aproveitar a ventilação e a luz natural, são práticas simples, mas que podem fazer diferença na conta de luz. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias