ALERTA CONSUMIDOR

ANP realiza ações de fiscalização sobre irregularidades em postos de combustíveis no Maranhão

As ações foram feitas no período de 6 a 9 de junho, em mais 12 unidades da Federação.

São Luís apresenta menor preço do Nordeste. (Foto: Reprodução).

A Agência Nacional do Petróleo realizou, no período de 6 a 9 de junho, ações de fiscalização no mercado de combustíveis em 13 unidades da Federação (Estados), passando por todas as regiões do país.

Foram verificadas se as normas da Agência, como o atendimento aos padrões de qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas, apresentação de equipamentos e a documentação adequados, entre outras, estão sendo cumpridas.   

Além da fiscalização de rotina, a Agência também atua em parceria com diversos órgãos públicos. Neste período, houve operações conjuntas com o Procon-MT, Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) e Procon Municipal de São Carlos (SP), entre outros.   

Dentre os estados estão Rio de Janeiro, Minhas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros, onde foram verificadas resultados das principais ações nos segmentos de postos de combustíveis e das revendas e distribuidoras de GLP (Gás Liquefeito do Petróleo)

Foram verificadas ainda as distribuidoras de asfalto e de solventes, produtor de lubrificante acabado e de etanol, coletor de óleo lubrificante acabado, rerrefinador e dos pontos de abastecimento.

No Maranhão   

No Estado do maranhão, houve ações de fiscalização em 12 postos de combustíveis e sete revendas de GLP dos municípios de Paço do Lumiar e São Luís.   

Na capital São Luís, cinco postos de combustíveis receberam autuações por apresentarem problemas como a falta de medida-padrão de 20 litros, para verificar o volume de combustível dispensado pelas bombas.

Foram identificadas outras falhas, como ausência do termodensímetro, manter desatualizados os dados cadastrais junto à ANP e por não possuir os equipamentos necessários para a análise de qualidade dos combustíveis, que pode ser solicitada pelos consumidores.

Na cidade, uma revenda de GLP sofreu autuação porque apresentava falta de segurança nas instalações, problema que foi corrigido durante a ação de fiscalização.   

Já em Paço do Lumiar, um posto de combustíveis foi autuado por não atender a normas de segurança (abastecimentos de veículos do tipo motocicletas sem o desembarque dos condutores). 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias