Parlamento

Frentes parlamentares são protocoladas na Assembleia Legislativa do Maranhão

Os deputados estaduais Adelmo Soares e Thaiza Hortegal protocolam a criação de Frentes Parlamentares na Assembleia Legislativa do Maranhão

Deputados em sessão na Assembleia: metade dos 16 partidos governistas fazem parte do chamado centrão nacional

Nesta quarta-feira (13), duas Frentes Parlamentares foram protocoladas na Assembleia Legislativa do Maranhão. O deputado Adelmo Soares (PCdoB) e a deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP) deram entrada para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária e a Frente Parlamentar para Fiscalização das Barragens e Comportas no Estado do Maranhão, respectivamente.

O rompimento da Barragem do Rio Pericumã, em Pinheiro (MA), foi o estopim para acender a luz de emergência do estado destas barragens. Em Pinheiro, mais de 100 famílias já deixaram suas casas depois deste rompimento. Um trabalho paliativo já foi feito para recolocar os cabos rompidos, mas com as fortes chuvas que caem na região, o problema pode se agravar ainda mais.

O assunto tem sido tratado no legislativo Maranhense, a Frente Parlamentar de Fiscalização das Barragens é resultado das discussões já feitas em plenário. A Frente foi protocolada pela deputada Thaiza Hortegal e visa fiscalizar a Barragem de Pericumã e outras barragens em todo o estado. “Precisamos cobrar agilidade, levantar todas as informações necessárias e garantir todo suporte. Estaremos também em Brasília cobrando o Ministério para poder agilizar a recuperação dessas barragens”, defendeu a deputada.

Outra Frente Parlamentar

Já o deputado Adelmo Soares (PCdoB) também protocolou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária e já conta com a assinatura de 23 deputados da casa. O deputado argumenta para a importância desta Frente para o setor. ““A Frente Parlamentar nasce dessa vontade que é popular, somada a um sonho, o sonho de quem percorreu as estradas maranhenses conhecendo diferentes realidades e transformando vidas, atuei como secretário de estado na pasta de agricultura familiar por cerca de três anos e três meses, o que permitiu com que visse de perto como a produção da agricultura familiar era esquecida”, disse o deputado.

Segundo o deputado a Frente conta com a ressonância de movimentos sociais e de outros deputados. “Sinto que agora preciso continuar fazendo ainda mais por essa causa e poder subir à tribuna com o apoio de mais vinte e dois colegas parlamentares que somaram a este projeto é uma grande conquista, nossa e de todos os movimentos sociais, em especial aos companheiros da FETAEMA, MST, CONTAG e STTR que compartilharam comigo o seu conhecimento”, disse Adelmo Soares no Plenário Nagib Haickel.

Participe do WhatsApp da Coluna Bastidores e receba as notícias primeiro que todo mundo. Clique aqui!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias