TEMPORADA DE MEDO

Halloween maranhense: confira lendas e mistérios populares

Relembre grandes histórias passadas por gerações sobre os mistérios de São Luís.

Xilogravura feita pelo artista Airton Marinho

Xilogravura feita pelo artista Airton Marinho. (Foto: Divulgação)

O Halloween é comemorado nesta terça-feira (31), a celebração tem cada vez mais espaço no Brasil, seja no comércio, com as suas fantasias, adereços e artigos de decoração ou nas festas espalhadas pelas cidades.

No Halloween, ou Dia das Bruxas, o protagonismo fica por conta das assombrações, monstros e mistérios, e em São Luís as histórias também se fazem presentes, tanto que algumas lendas tem relação com a história de alguns lugares da capital, desde fantasmas até lugares assombrados. Confira algumas dessas lendas e mistérios:

1- Lenda do Olho d’Água

Praia do Olho D’água (Foto: Reprodução)

A Praia do Olho D’água possuí uma lenda sobre a perda de um grande amor. A história conta que naquele local havia um tribo indígena, onde a índia filha de Itaporã, se apaixonou por um jovem da tribo, porém a beleza do rapaz chamou a atenção da Mãe D’água, que utilizou seus poderes para seduzir o jovem e levá-lo para seu palácio nas profundezas do oceano. Desolada com a perda do seu grande amor, a filha de Itaporã dói a beira-mar onde chorou até morrer. As suas lágrimas deram origem a duas nascentes que correm para o mar, assim teria surgido a Praia do Olho D’água.

2- Bela moça da praia de Carimã

Praia de Carimã (Foto: Tarcísio Brandão)

Uma mulher mudou-se com o marido para Raposa, buscando recomeçar a vida longe do irmão gêmeo do amado, que por ela era obcecado. O casal vivia bem, apaixonado e longe dos problemas: a bela moça sempre esperava o marido voltar da pesca, sentada numa duna, para voltarem para casa juntos. Porém, certo dia, o irmão gêmeo descobriu onde o casal estava, e fingiu ser o marido da jovem voltando da pescaria.

Após terem adormecido, o homem fugiu sem deixar rastros. O verdadeiro esposo, ao retornar à casa, deparou-se com a situação, e imaginando o que acontecera, partiu em busca do irmão para matá-lo, mas não obteve sucesso.

Então, ele partiu em direção à Praia de Carimã, onde desapareceu entre as ondas. Desolada, a bela moça passou a procurar todos os dias o corpo do marido pela praia, durante anos. Reza a lenda que a moça é vista até hoje vagando pela praia, a espera do seu amor.

3- Manguda

Manguda (Foto: Reprodução)

Na São Luís do século XIX, relatos de uma figura medonha vestida de branco e com uma luz na cabeça que rondava pela Praça João Lisboa amedrontava os populares; a Manguda.

Porém essa história toda não passou de uma farsa, a assombração foi criada por contrabandistas de mercadorias, em especial tecidos europeus, que queriam despistar os curiosos das suas atividades ilícitas. Apesar da farsa, a Manguda permaneceu no imaginário popular ludovicense.

4- Carruagem de Ana Jansen

Xilogravura feita pelo artista Airton Marinho. (Foto: Divulgação)

Uma das histórias mais conhecidas do Maranhão é a lenda da carruagem de Ana Jansen. Ana Jansen foi uma figura importante na política e comércio ludovicense, ela era conhecida pelas atrocidades que cometia com seus escravos. 

A lenda diz que a sua carruagem amaldiçoada, guiada por cavalos decapitados vaga pelas ruas do Centro Histórico.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias