Fé e Devoção

São 30 anos do Círio de Nazaré em São Luís

Festa religiosa acontece de 6 a 16 de outubro, celebrando a devoção a Nossa Senhora de Nazaré.

Reprodução

O Círio de Nazaré, em São Luís, tem muitos motivos para comemorar. Na capital, são 30 anos de devoção. Em junho de 1992, a Capela Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Cohatrac, foi elevada à categoria de Paróquia.

Logo em seguida, os paroquianos receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré trazida por missionários vindos de Belém-PA, em comemoração aos 200 anos do Círio de Nazaré, naquele estado.

Nesse mesmo ano, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré realizou o primeiro Círio de Nazaré em terras maranhenses. Desde então, a história fala por si só. A festa religiosa é uma das mais importantes do estado.

Neste ano, a festa da Luz será realizada de 6 a 16 de outubro, reunindo devotos e fiéis de todo os cantos do estado, em diversas atividades religiosas, litúrgicas, esportivas, culturais. O Círio de Nazaré Santuário de Luz começa com o Novenário da Luz, no próximo dia 6, às 19h, abrindo oficialmente o evento, na Praça de Nazaré, no bairro do Cohatrac.

Nesta 30ª edição, o Círio traz o tema: “Santuário de Luz” e Lema: “O que andais conversando pelo caminho?” (Lc 24,17).  Para o Padre Flávio Marques Colins, Reitor do Santuário, o lema referência o atual momento da Igreja no mundo inteiro: o Sínodo do povo de Deus 2021-2023.

“A pergunta feita por Jesus aos discípulos que voltavam para Emaús é feita hoje de novo a nós que percorremos o mesmo caminho de vida e de fé, de vida que deve ser iluminada e animada pela fé, o caminho da Igreja no mundo. O Círio de Nazaré, Santuário de Luz será, então, oportunidade de nos encontramos com Deus e com os irmãos e irmãs ao longo do caminho: ele leva ao Santuário, casa de escuta e oração; ele arrasta para Romarias e Procissão com sorrisos, lágrimas e emoção; ele conduz de volta a cada lar com ternura e compaixão, revigorados na fé, com muito gosto de comunhão e missão!”.

A Romaria do Círio será no dia 8 de outubro (sábado), com saída às 23h da Igreja do Carmo (Centro) para o Santuário Nossa Senhora de Nazaré. A chegada está prevista para às 6h da manhã quando será celebrada a Missa dos Romeiros.

Até o dia 14 serão realizados durante a semana, Terços da Alvorada, Adorações ao Santíssimo, Confissões e Missas. As missas acontecem na Praça Nossa Senhora de Nazaré, em frente ao Santuário. Porém, as celebrações eucarísticas no dias 15 e 16 já serão celebradas em frente a nova fachada do Santuário.

No domingo (16) – ponto alto da Festa – acontecem a grande Procissão e Missa de encerramento. A procissão sairá da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) para o Santuário Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac), onde será celebrada a missa de encerramento, presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana. A missa acontecerá em frente à nova fachada do Santuário.

Ela cresceu em devoção junto com a festa

Devoção da advogada Érika Verde. (Foto: Reprodução)

A devoção da advogada Érika Verde, começou dentro de casa. Com 29 anos, ela conta que cresceu junto com a festa, rodeada por familiares devotos que a inseriram na comunidade da igreja.

A avó e a mãe de Érika, legionárias e devotas de Nossa Senhora, a batizaram com 2 anos na paróquia. “Frequento desde pequena a igreja. A devoção a Nossa Senhora foi passando de geração em geração na minha família: a minha avó, a minha mãe, a minha irmã… todos nós somos devotos de Nossa Senhora. E ela tem um significado muito importante para mim. Eu já tive uma experiência de fé com a aparição de Nossa Senhora para mim, no ano de 2017. E a partir de então, eu já era devota agora também sou instrumento para levar a devoção Mariana para outras pessoas. Então, participar do Círio de Nazaré é demonstrar esse amor que eu tenho pela Mãe, porque a Mãe me leva até o filho. Porque perto da Mãe eu estou perto de Jesus”, conta Érika.

Ela ressalta que a festa religiosa se confunde algumas vezes com a história dela. Este ano, quando a festa faz 30 anos, a Paróquia comemorou aniversário em junho.

Em julho, Érika fez 29 anos. “Eu participo ativamente do Círio, minha família também. Faço parte da liturgia, faço parte da pastoral de comunicação, e atualmente estou também na coordenação do Círio das Crianças. Então, é importante mostrar para geração futura, e para essa geração presente, como é bonita uma festa que se lembra da mãe de Jesus como é bonita mostrar para as pessoas essa festa que nos aproxima de Deus e que além da questão religiosa, tem a questão social, econômica, vem ambulantes para cá, eles tiram o seu sustento, então é muito bom participar ativamente do Círio”, analisa.

30 anos de devoção

As celebrações comemorativas dos 30 anos começaram no mês janeiro, no aniversário do Santuário. “Tradicionalmente o Círio é lançado no mês de junho, no aniversário da Paróquia, pois a história da criação da Paróquia se mistura com a do primeiro Círio nesta Capital. Este foi o primeiro ano que o lançamento ocorreu no aniversário do Santuário. Isto para que os devotos tivessem mais tempo para a vivência das comemorações dos 30 anos de história”, explicou Rosenir Mesquita, da Comissão organizadora do Círio de Nazaré.

A partir do mês de janeiro, diversas atividades foram executadas como a realização mensal da Procissão luminosa, denominada “Procissão da Luz”, que já acontecia anualmente durante o Círio e este ano passou a ocorrer todo dia 8 de cada mês.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias