MARANHÃO

Governo do Estado abre edital com recursos de R$ 8 milhões para financiamento de pesquisa

O objetivo é fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação através da linha de ação Mais Ciência.

Inscrições estão abertas até o dia 1º de abril. (Foto: Divulgação).

Seguindo com a política de valorização e de incentivo à pesquisa no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), está investindo recursos de R$ 8 milhões para o financiamento de pesquisas por meio do Edital Universal. Este é o maior investimento em 13 anos de história do edital. O objetivo é fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação através da linha de ação Mais Ciência.

Podem se inscrever no edital, que está com inscrições abertas até o dia 1º de abril no endereço [url=https://www.fapema.br/edital-fapema-no-02-2022/]https://www.fapema.br/edital-fapema-no-02-2022/[/url], professores pesquisadores com vínculo efetivo com uma Instituições de Ensino Superior (IES) ou pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.

“Este é um edital muito esperando pela comunidade cientifica e que, em 2022, é lançado com o maior volume de recursos da história, o que demonstra o compromisso do governador Flávio Dino com os pesquisadores do Maranhão, por entender a importância da pesquisa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento de todas as regiões do estado”, afirmou o diretor-presidente da Fapema, André Santos.

André Santos explicou que serão financiados projetos de pesquisa científica, em todas as áreas do conhecimento, com prazo de execução de até 24 meses.  

“O edital está dividido em três faixas, A, B e C. Na faixa B, no qual podem concorrer pesquisadores com título de doutor, será reservado, no mínimo, o percentual de 60% dos recursos para candidatos oriundos de instituições públicas de ensino superior ou pesquisa sediadas no interior do Maranhão. Com isso, esperamos ampliar projetos de pesquisas no interior e também garantir mais oportunidade para os recém-doutores colocarem em prática seus estudos”, observou André Santos.

Na faixa “A” podem concorrer pesquisadores com titulação de doutor que tenha vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu, sediado no Maranhão, ou com programa em rede com ponto focal no Maranhão, na categoria de docente permanente. A faixa “C” é voltada, exclusivamente, para pesquisadores com título de mestre.

As propostas devem ser submetidas on-line, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na página da Fapema (https://www.fapema.br/patronage/).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias