CHUVAS

Defesa Civil Municipal monitora áreas de risco em São Luís

Ao todo, sete áreas de São Luís englobam 59 pontos com riscos de acidente, sendo 27 de alto risco. A Defesa Civil Municipal visitou áreas do Itaqui-Bacanga

A capital maranhense registrou fortes chuvas desde o início da semana, que causaram transtornos no trânsito e na mobilidade da população. Apesar da trégua das tempestades, as atenções se voltaram também, nesta quarta-feira, 18, às áreas de risco de deslizamento, para prevenir possíveis desastres. Para evitar a situação, equipes da Defesa Civil Municipal visitaram bairros da região Itaqui-Bacanga – um dos pontos que mais oferecem riscos.

O órgão reforçou a prevenção nos bairros Vila Dom Luís e Piancó. As ações incluíram o reforço na proteção de encostas com a colocação de lonas plásticas que contribuem na prevenção dos deslizamentos. A colocação das lonas dificulta o contato da água da chuva com o solo, conforme explica o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Héryco Coqueiro. “Quanto mais o solo estiver seco, menor é a instabilidade da barreira e, consequentemente, menor é o risco de desmoronamento. Essa é uma das ações que minimizam o risco de desastre“, aponta.

Ao todo, sete áreas de São Luís englobam 59 pontos com riscos de acidente, sendo 27 de alto risco. O Itaqui-Bacanga lidera a lista com 18 pontos, seguido pelo Coroadinho, com 16. São considerados de risco, ainda, bairros como São Raimundo, Vila Lobão e Vila Isabel-Cafeteira.

Serviços são intensificados em bairros de São Luís por conta das chuvas

Trabalho permanente

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o trabalho de prevenção tem sido permanente nas áreas consideradas de risco. “A gente realiza um trabalho permanente de conscientização das famílias para o risco de permanecer na residência. As orientações e estratégias a serem adotadas em caso de sinistro seguem os parâmetros estabelecidos pelo Plano de Contingência do Município”, informa a superintendente do órgão, Elitânia Barros.

Em caso de emergência, o cidadão deve acionar o número 153.

Mais chuva para o fim da semana

Para esta quinta-feira, 19, são esperadas apenas tempestades isoladas com trovoadas, com mínima de 25°C e máxima de 31°C. Já na sexta, sábado e domingo, a previsão é de chuvas com trovoadas na capital maranhense, com 80, 100 e 90% de probabilidade de chuva, respectivamente, e mínimas de 24°C.

Leia também: Saiba como ativar o alerta da Defesa Civil para desastres naturais

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS