A Operação Mulher Segura 2026 completou o primeiro mês de atividades no Maranhão com resultados voltados ao combate à violência contra a mulher. Desde o início da mobilização, mais de 2 mil mulheres receberam atendimento, enquanto mais de 180 prisões em flagrante e por mandados judiciais relacionados a esse tipo de crime foram realizadas em todo o estado.
Além das prisões, a Patrulha Maria da Penha fiscalizou 114 medidas protetivas de urgência e mais de 60 agentes multiplicadores foram capacitados para ampliar o atendimento às vítimas em diferentes municípios maranhenses.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), a operação reúne equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Oficial de Natureza Criminal em uma atuação integrada que envolve prevenção, investigação, repressão qualificada, atendimento humanizado e fortalecimento da rede de proteção.
O balanço foi apresentado na última terça-feira (30), durante o Dia D da Operação Mulher Segura. Na ocasião, equipes intensificaram ações em diversos municípios, com fiscalização de medidas protetivas, cumprimento de mandados, diligências investigativas, campanhas educativas e atividades de conscientização.
De acordo com a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, os resultados refletem o trabalho conjunto das instituições e os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão no fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
A coordenadora estadual da Operação Mulher Segura pela SSP, coronel Edhyelem Santos, informou que mais de 100 equipes atuaram em 50 municípios, ampliando o alcance das ações de proteção e acolhimento às vítimas.
Na Polícia Civil, a coordenadora estadual das Delegacias Especiais da Mulher, delegada Kazumi Tanaka, destacou o reforço das investigações e a responsabilização dos autores de crimes de violência contra a mulher, com mais de 180 prisões efetuadas durante o primeiro mês da operação.
Pela Polícia Militar, a major Camila Bispo ressaltou o trabalho da Patrulha Maria da Penha no acompanhamento das mulheres assistidas, com a fiscalização de mais de 114 medidas protetivas e o monitoramento contínuo de vítimas em diversas regiões do estado.
A coordenadora da operação pela Perícia Oficial, perita Patrícia Castro, afirmou que, além do suporte técnico às investigações, a instituição promoveu palestras e rodas de conversa que alcançaram mais de 1.500 pessoas, com foco na prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar, a tenente-coronel Nívea Melo destacou as ações de capacitação dos militares para o atendimento humanizado às vítimas e o desenvolvimento de atividades educativas voltadas ao fortalecimento da rede de proteção.
Reforço na estrutura
Como parte da Operação Mulher Segura, o Governo do Maranhão entregou 22 novas viaturas para as Delegacias Especializadas da Mulher (DEMs) e para as Patrulhas Maria da Penha. Os veículos irão reforçar as ações de atendimento, investigação, fiscalização de medidas protetivas e acompanhamento das vítimas em diferentes regiões do estado.
Ação nacional
A Operação Mulher Segura é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e executada no Maranhão pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. A iniciativa integra as ações do Centro Integrado Mulher Segura (CIMS) e está alinhada ao Pacto Brasil pelo Feminicídio, com foco na prevenção da violência, proteção às vítimas e responsabilização dos agressores.
*Fonte: GOVMA