PERÍODO CHUVOSO

Serviços são intensificados em bairros de São Luís por conta das chuvas

“É importante que se compreenda que o lançamento de resíduos irregulares promove os alagamentos e entupimentos dos bueiros e galerias”, destacou secretário da Semosp

Equipes da prefeitura trabalham na contenção de erosão na Avenida Jerônimo de Albuquerque

Por ocasião das fortes chuvas na capital, a prefeitura intensificou o cronograma de serviços para conter erosões, executar reparos em estruturas e realizar desobstrução de bueiros e galerias. Diversos bairros são alvos das ações, sendo priorizadas as áreas onde foram identificados pontos de acúmulo de água. Até esta quarta-feira, 18, já choveu quase 80% do previsto para todo o mês de abril. Ações de drenagem, limpeza, manutenção e infraestrutura, que são feitas ao longo do ano pelo poder público municipal, recebem reforço neste período de chuvas.

Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, as equipes da Semosp realizaram desobstruções próximo ao Palácio Henrique de La Roque e na altura da Curva do Noventa, com contenção de erosão do canal. E ainda a sondagem para construção de ponte entre os bairros Divinéia e Vila Luizão.

No cronograma de serviços realizado nesta quarta-feira, 18, foram limpos os vários bueiros na extensão da Avenida Colares Moreira, que passa nos bairros São Francisco e Renascença. O trecho concentra um dos maiores recortes viários da cidade e possui diversos pontos de lançamento de águas pluviais.

Com a limpeza e drenagem, os pontos foram desobstruídos e estão em seu funcionamento regular. “Temos um mapeamento que orienta todo o plano de serviços e sem essas ações de limpeza, principalmente no período chuvoso, as vias poderiam ficar comprometidas”, explica o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

O secretário Antonio Araújo ressalta que um dos principais resultados dessa ação de limpeza é a drenagem mais rápida das águas das chuvas, por exemplo. “Graças a esse trabalho, em alguns pontos, mesmo com o volume de chuvas, não houve alagamentos, a exemplo da área do Mercado Central e outras, como a Avenida Colares Moreira, em que os pontos de alagamentos cessaram brevemente”, exemplifica.

Os canais do Cohatrac e Santa Clara, além de trecho do Tropical Shopping (Renascença) são algumas das áreas que receberam drenagem diminuindo pontos de alagamentos.

O serviço é com escavadeiras, ações manuais, caminhão, escavadeira hidráulica e outros equipamentos para atender à demanda dos bairros na desobstrução e drenagem.

DESCARTE IRREGULAR

Os serviços de limpeza tem retirado cerca de 300 toneladas de lixo e outros resíduos, fruto do descarte irregular nestas estruturas, o que impede o adequado escoamento das águas.

“É importante que se compreenda que o lançamento de resíduos irregulares inviabiliza as ações de drenagem e promove os alagamentos e entupimentos dos bueiros e galerias”, ressalta. Segundo Antonio Araújo, as equipes já retiraram sofás e colchões que estavam bloqueando a passagem das águas nestas estruturas.

PROGRAMAÇÃO 

Os serviços nesta semana contemplam ainda ações do Asfalto na Rua nas avenidas São Luís Rei de França, Franceses, Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, Vitorino Freire, Holandeses, Carlos Cunha, Paulo VI e no bairro João de Deus. Na zona rural, acesso ao Cujupe e Rua Brasília (Santa Bárbara), as equipes mecanizadas realizaram terraplanagem.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS