SANTO PADROEIRO

Paróquias e comunidades festejam dia de São José

Em alusão ao Dia de São José, padroeiro do estado, várias paróquias e comunidades da Ilha recebem fiéis para o momento de celebração. Os festejos se encerram hoje, 19, dia dedicado ao santo.

Foto: Reprodução

Em alusão ao Dia de São José, padroeiro do estado, várias paróquias e comunidades da Ilha recebem fiéis para o momento de celebração. Os festejos se encerram hoje, 19, dia dedicado ao santo.

O dia do padroeiro tem todo um significado, como informa a funcionária pública Raimunda Nonata Campos. “Pai de família, exemplo de amor, exemplo de família e santo milagroso”, comenta ela, que participou de algumas celebrações na Capela São José das Laranjeiras, no Centro.

A Capela (ao lado do antigo Colégio Maristas), assim como outras paróquias, iniciou a semana que passou com um novenário para São José e atividade especial com missa durante os dias que antecederam a data. O Festejo de São José das Laranjeiras, evento que já se tornou tradicional em São Luís, reúne fiéis todos os anos com missas, procissão e outros atos religiosos.

A programação é realizada pela comunidade do entorno da Rua Grande, e tem seu ápice hoje com a procissão pelo Centro da cidade. No dia do santo, a missa é às 18h. Após a Santa Missa, a Capela das Laranjeiras encerra a programação, com a tradicional procissão de São José. “Que sairá às ruas, faça chuva ou faça sol. Na verdade, já faz parte da tradição sairmos em procissão na chuva”, revela a aposentada Benedita Oliveira, que todos os anos acompanha a programação religiosa da Quaresma em São Luís.

A programação é realizada anualmente há mais de 20 anos com o Tríduo iniciado três dias antes da data do santo. Quem organiza as atividades é a irmandade São José das Laranjeiras, que conta com o suporte técnico e administrativo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Vale a pena participar do festejo, mas também conhecer a Capela, construída no início do século XIX pelo português José Gonçalves da Silva, proprietário da Quinta das Laranjeiras. A Capela possui características neoclássicas com elementos do barroco. A imagem de São José destaca-se em virtude da talha de alta qualidade, juntamente com uma pintura a óleo sobre tela no retábulo de Nossa Senhora da Penha.

Tríduo de São José

Antes do grandioso festejo de São José de Ribamar realizado em setembro, o Santuário de São José de Ribamar celebra o dia do santo com o tradicional Tríduo Festa de São Josezinho.

A festa de São Josezinho acontece há vários anos e é feriado na cidade. “É mais uma festa que incrementa o turismo religioso com a vinda de devotos de vários lugares. É como se fosse uma prévia do Festejo de São José”, afirma a devota Ana Célia Pereira. Nesse novenário, o lema é Em Cristo somos todos irmãos.

“A Campanha da Fraternidade nos pede para trabalharmos para superar a violência tão ancorada em nossas culturas. Essa violência tem vitimado, sobretudo, nossos jovens, famílias e trabalhadores. Superá-la equivale a abrir caminhos novos e seguros para a justiça e para a paz”, propõe o padre Cláudio Roberto Santa Cruz, reitor do Santuário de São José de Ribamar. A programação de hoje começa às 6h com Missa. A procissão será às 16h, e em seguida, às 17h, acontece a missa campal.

Mais homenagens

Na Vila São José, em Paço do Lumiar, o festejo tem como tema A exemplo de São José sejamos uma igreja servidora, e lema Sal da Terra e Luz do Mundo. A programação começou dia 10 e se encerra às 17h com procissão seguida de celebração.

Na Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Cohab), o Tríduo a São José da Providência começou dia 16 e termina hoje com a celebração eucarística às 19h30.

No bairro Apaco (Avenida das Acerolas, S/N), o Festejo de São José da Sagrada Família está movimentando a comunidade da Cidade Olímpica. Com o tema São José ajuda-nos a sermos cristãos leigos(as) na sociedade, e o lema Vós sois sal da terra e luz do mundo, o festejo se encerra com o terço, às 18h, e, às 19h30, a Celebração na Capela. Na Paróquia São José dos Migrantes, na Vila Itamar, a programação também tem sido intensa desde o dia 10. No dia 19, além das atividades religiosas, haverá rifão, sorteio e shows artísticos com Dorivan e banda e Clay Viana.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias