IMPOSTO

Pagamento da 2ª parcela do IPVA começa em março

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) contabiliza, até o momento, 45.330 mil veículos que quitaram a primeira cota do IPVA e 11.255 mil que já quitaram a primeira e a segunda cota

Foto: Reprodução

Proprietários de veículos automotores devem ficar atentos para o pagamento da segunda parcela do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que começa neste mês de março, de acordo com o final da placa do veículo, conforme calendário de pagamento.

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) contabiliza, até o momento, 45.330 mil veículos que quitaram a primeira cota do IPVA e 11.255 mil que já quitaram a primeira e a segunda cota. Desde o dia 28 de fevereiro, encerrou o desconto de 10% para pagamento a vista em cota única do tributo, sendo aproveitado por 212.212 mil proprietários.

Nos casos em que o contribuinte optou pelo parcelamento do imposto e não conseguiu pagar a primeira parcela, ele poderá pagar, a qualquer momento, porém, com acréscimos de 2% de juros, em até 30 dias após o vencimento, e 2% mais 1% ao mês, ou fração de mês, após o prazo de 30 dias.

Onde pagar

Até a data final da terceira parcela do IPVA, o Banco do Brasil aceitará, excepcionalmente, o pagamento do imposto por meio de pagamento no caixa. Além disso, o pagamento do IPVA pode ser pago, também, nos correspondentes bancários do Banco do Brasil e Bradesco, ou nos canais de autoatendimento e canais digitais, por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) disponível nos sites da Secretaria da Fazenda ou Detran.

Para quem possui conta em outros bancos, o Banco do Brasil oferece o serviço de “TA Multicartão”, que permite ao cidadão inserir cartões de outros bancos nos caixas eletrônico do BB e efetuar o pagamento do boleto do IPVA de forma rápida e segura.

Onde achar

Pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA),   no ícone “Licenciamento 2018”, o contribuinte pode emitir o Dare) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento, como taxa do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito, que podem ser pagas nos bancos credenciados.

O pagamento do IPVA nas agências bancárias do Itaú, Banco Santander e Bancoob limita-se ao imposto devido pelos veículos novos que estão sendo licenciados pela primeira vez. O calendário de pagamento do IPVA está disponível na página do IPVA, no site da Sefaz.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias