VIOLÊNCIA

Maranhão é o segundo estado que mais mata prefeitos e vereadores

Um levantamento feito pelo site de notícias G1 mostra que vereadores, ex-vereadores, prefeitos e ex-prefeitos são alvos constantes da violência no país. De 2017 até agora, 40 políticos foram assassinados

Anielle Silva chora durante o enterro da irma, vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada a tiros na noite da quarta feira 14 no Rio de Janeiro

Um levantamento feito pelo site de notícias G1 mostra que vereadores, ex-vereadores, prefeitos e ex-prefeitos são alvos constantes da violência no país. De 2017 até agora, 40 políticos foram assassinados. O último caso foi justamente o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), morta a tiros no Rio de Janeiro. Do total de casos registrados, a região Nordeste lidera o ranking de assassinatos com 15 casos registrados desde o ano passado. O Maranhão contribui negativamente para estas estatísticas com quatros casos e é o segundo estado com mais assassinatos nesse período.

No Maranhão, em 2017, foram mortos Manoel Mariano de Sousa (Nenzim), ex-prefeito de Barra do Corda, Kedson Rodrigues, vereador de Governador Nunes Freire e Miguel Sampaio Soares, vereador de Anajatuba. Em 2018, o vereador de Apicum-Açu, Jorge Cunha, entrou para as estatísticas.
Segundo o ranking, o estado do Pará é onde mais vereadores e prefeitos morreram desde 2017. Foram cinco, ao todo segundo levantamento do G1.

Apesar da morte de Marielle Franco ter causado comoção nacional, crimes contra políticos se tornaram de certa forma comuns. As estatísticas preocupam porque além dos 40 assassinatos, foram registradas as mortes de dois suplentes de vereador (Roberto da Conceição Margarido, de Itatiaia-RJ, e Ueliton Brizon, de Cacoal-RO) e um ex-vice-prefeito (José Roberto Soares Vieira, de Ourolândia-BA).

O PSOL, partido ao qual Marielle Franco era filiada, informou ter registrado, desde 2016, 24 mortes de pessoas ligadas a movimentos sociais (quilombolas, indígenas, sindicalistas, MST, etc.) em razão das atividades políticas desenvolvidas por elas.

Em 2016, somente no período eleitoral, a violência contra candidatos atingiu pelo menos 17 estados e levou a 28 mortes. À época, 25 mil militares das Forças Armadas foram destacados para fazer a segurança das eleições, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu à Polícia Federal que investigasse os crimes.

Casos no Maranhão

Barra do Corda

Ox-prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, conhecido também como Nenzim, foi assassinado com um tiro, que o atingiu no pescoço, em dezembro do ano passado. O atentando foi por volta das 8h30, em Barra do Corda, distante 341 km de São Luís. O preso suspeito de ser o autor do crime.

Governador Nunes Freire

O vereador de Governador Nunes Freire, Kedson Rodrigues (PPS), de 38 anos, foi encontrado morto em agosto de 2017, em Turilândia, a 160 km de São Luís com várias perfurações de faca. Segundo a polícia, o crime contra o vereador será registrado como um homicídio.

Anajatuba

O vereador da cidade de Anajatuba, Miguel Sampaio Soares (PCdoB), também conhecido como “Miguel Gogó”, foi morto a tiros no mês de abril do ano passado, no município de Santa Rita, a 81 km de São Luís. Segundo a polícia, o vereador de 53 anos foi executado por dois homens, que estavam em uma motocicleta.

Apicum-Açu

O vereador do munícipio de Apicum-Açu, Jorge Cunha (PROS) foi assassinado a facadas na madrugada do dia 2 de janeiro deste ano. A motivação do crime estaria relacionada a R$ 2. Ele estava participando de uma festa no povoado Turilana, no mesmo município, quando foi esfaqueado após negar dinheiro para o suspeito de cometer o crime.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias