INFORMÁTICA

3 Laboratórios de informática são inaugurados no Complexo São Luís

Eles foram instalados nas Unidades Prisionais de Ressocialização de São Luís (UPSLs) 1, 3 e 5 para potencializar o Programa Rumo Certo e operar como centros de inclusão digital e alfabetização de dezenas de pessoas presas

Foto: Reprodução

Nos últimos seis dias, o Governo do Estado inaugurou três novos laboratórios de informática no Complexo Penitenciário São Luís. Eles foram instalados nas Unidades Prisionais de Ressocialização de São Luís (UPSLs) 1, 3 e 5 para potencializar o Programa Rumo Certo e operar como centros de inclusão digital e alfabetização de dezenas de pessoas presas.

Os três novos laboratórios, inaugurados por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), somam-se a outros três que também foram entregues pela atual gestão prisional, totalizando, assim, seis novos espaços de aprendizagem técnico profissional nas unidades prisionais situadas no bairro Pedrinhas.

Além dos recém-inaugurados, receberam laboratórios de informática a UPR Feminina e as UPSLs 2 e 6. O objetivo da Seap é instalar laboratórios de informática em todos os 45 estabelecimentos penais do Maranhão. “A proposta do governador Flávio Dino é garantir a reinserção social dos internos pela alfabetização presencial e à distância”, explicou o secretário Murilo Andrade de Oliveira.

Inaugurações

No último dia 2, a UPSL 3 recebeu o quarto laboratório de informática do sistema prisional. Só nessa unidade prisional, 25 internos serão beneficiados inicialmente. Nas UPSLs 5 e 1 foram instalados, respectivamente, o quinto e sexto laboratórios de informática. O curso EAD de empreendedorismo, ofertado inicialmente a dez internos da UPSL 5, marcou a inauguração no último dia 6.

As primeiras aulas de profissionalização já ocorrem nos espaços, que estão operando de forma dinâmica. Com aulas três vezes por semana, segundas, quartas e sextas, as pessoas presas ainda recebem o benefício de remição de pena pelo estudo, onde podem remir um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar.
Rumo Certo

Em dezembro de 2017, o governador Flávio Dino lançou o Programa Rumo Certo, iniciativa que objetiva o aumento do nível de escolaridade e profissionalização no Sistema Penitenciário do Maranhão. Coordenado pela Seap, o programa vai oferecer mais de 45 mil vagas para pessoas presas e seus familiares, egressos e servidores penitenciários, conforme a formação escolar de cada público.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias