INSS

Segurados farão revisão por incapacidade

INSS convocará mais de 3 mil segurados maranhenses para revisão do benefício por incapacidade. Em todo o país, serão convocados mais de 530 mil beneficiários

INSS convocará mais de 3 mil segurados maranhenses para revisão do benefício por incapacidade. Em todo o país, serão convocados mais de 530 mil beneficiários
Em todo o Maranhão, 3.657 segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefício por incapacidade serão convocados, ainda em setembro, para a realização de nova perícia médica. No Brasil, o número de convocados chega a 530 mil beneficiários do auxílio-doença e mais de 1 milhão de aposentados por invalidez com menos de 60 anos.
A revisão, segundo o INSS, está prevista na Medida Provisória nº 739, e os convocados serão avisados por carta para realização da perícia médica. Após o recebimento da convocação, o segurado tem até cinco dias úteis para agendar a perícia, por meio da central de atendimento, no telefone 135.
A Previdência Social informou que quem não atender ao chamado terá o benefício suspenso, e a reativação “só ocorrerá mediante o comparecimento do beneficiário à agência para agendamento de nova perícia”.
Os primeiros 75 mil convocados para os quais as cartas começam a ser enviadas nos próximos dias são beneficiários de auxílio-doença que têm até 39 anos de idade e mais de dois anos de benefício sem passar por exame pericial. No Maranhão, a gerência de São Luís ainda não iniciou o envio das cartas, apenas a de Imperatriz, já deu o start nas convocações. “O agendamento e a convocação da revisão de auxílio-doença e das aposentadorias por invalidez obedecerão a critérios, entre os quais, a idade do segurado – da menor para a maior, e o tempo de manutenção do benefício – do maior para o menor. Assim, serão chamados primeiro os segurados mais jovens e que recebem o benefício há mais tempo”, ressaltou a assessoria do INSS no Estado.
Para reforçar a convocação, também serão emitidos, segundo a Previdência, a partir de novembro, avisos aos beneficiários por meio dos caixas eletrônicos das agências bancárias. “Nos casos de segurados com domicílio indefinido ou em localidades não atendidas pelos Correios, a convocação será feita por edital publicado em imprensa oficial”, informou em comunicado o INSS.
Cadastro
Para facilitar a entrega das convocações e evitar o cancelamento do benefício, os segurados devem manter seus cadastros atualizados junto à Previdência Social. As alterações, quando necessárias, podem ser feitas por meio da Central de Atendimento 135 ou pela internet, no endereço www.previdencia.gov.br. Segundo o INSS, a previsão é de que sejam revistos de 15% a 20% dos benefícios de auxílio-doença. “Caso isso se confirme, a economia para os cofres públicos pode chegar a R$ 126 milhões/mês, uma vez que o valor médio dos benefícios é de pouco mais de R$ 1.190”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias