DEPILAÇÃO

Especialistas orientam sobre os cuidados e vantagens de métodos de depilação

A lâmina é um das formas mais comuns de se livrar dos pelos, mas ela deixa a pele ressecada, manchada, os pelos ficam encravados e em poucos dias é necessário retirar tudo novamente

A estudante Emanuelle Rosa, 14 anos, fez a primeira depilação com cera aos oito anos de idade, porque tinha muitos pelos no buço. Há dois anos ela mantem uma rotina de procedimentos, diante da necessidade de eliminar o excesso no corpo a cada 15 dias, pois crescem rapidamente. A retirada dos pelos indesejáveis, também se transformou em algo que colaborava esteticamente.
Todos os procedimentos são acompanhados pela mãe, para que tudo seja feito de forma adequada e sem riscos. “Fui crescendo entrando na adolescência e sabe né? Na adolescência temos vários “complexos”, não queria que esse fosse mais um”, afirma a estudante.
Existem diferentes métodos de depilação, Emanuelle faz uso de dois deles, a cera e a linha. “Tiro a sobrancelha na linha e na cera, por ter muitos pelos, e às vezes o buço, pois acho prático e rápido. A fotodepilação é um projeto futuro, é um pouco caro, e ainda não entrou nos planos da minha mãe, mas com certeza é uma coisa que almejo por eu ter muitos pelos e a foto depilação seria ideal”, pontua.
A lâmina é um das formas mais comuns de se livrar dos pelos, mas ela deixa a pele ressecada, manchada, os pelos ficam encravados e em poucos dias é necessário retirar tudo novamente. Por isso outros procedimentos tem mais vantagens e indicações adequadas, como a linha, cera e fotodepilação. Em caso de dúvida na escolha do método, o recomendado é perguntar ao profissional que vai fazer o procedimento qual o ideal para o seu tipo de pele, assim como buscar orientações sobre os efeitos.
Com experiência na área a design de sobrancelhas Netty Diniz e a esteticista Rose Diniz, montaram recentemente em São Luís a Silhouette Design de Pelos, especialmente para atender clientes que queriam se livrar dos pelos indesejados pelo corpo e ter uma sobrancelha bem desenhada e definida, explica que é importante ficar atenta a alguns detalhes que fazem diferença no resultado do procedimento.
“No caso da cera é importante que os pelos estejam ao menos com seis milímetros de comprimento, pois a cera pode não grudar nos pelos, adiando assim a depilação ou fazendo assim uma depilação sem sucesso. Não fazer esfoliação antes da depilação, pois irritará a pele. Caso a pessoa tenha pelos encravados, o ideal é fazer a esfoliação no mínimo três dias antes. Usar roupas leves, principalmente a roupa íntima, caso a depilação seja na virilha”, orienta Netty Diniz.
Linha
A depilação feita com a linha é indicada para qualquer tipo de pele, pois não provoca irritação ou alergia e evita a flacidez da região depilada. O método é indicado para mulheres e homens e retira qualquer tipo de pelo.
“A depilação com a linha é atualmente, a melhor que existe, uma vez que evita irritações na pele, não a deixa sensível como acontece com os outros métodos de depilação. É um método totalmente higiênico e qualquer pessoa pode fazer independente se ela usa algum produto químico na pele ou acabou de fazer peeling facial, por exemplo. Mulheres ou homens que acabaram de se bronzear podem fazer a depilação, que pode ser feita em qualquer parte do corpo”, Netty Diniz acrescenta ainda que, “É recomendado usar fios apropriados para essa técnica, como o poliéster ou algodão, mas depende de cada profissional e sua técnica”.
Cera
A esteticista Rose Diniz, enfatiza que entre as vantagens de utilizar a cera na depilação, está a demora no crescimento dos pelos e os mesmos acabam ficando mais finos, o que ajuda muito a diminuir a dor e o procedimento fica mais fácil ao ser feito novamente.
“Se virar hábito fazer o procedimento uma vez por mês, o pelo demora ainda mais a crescer e fica mais fino e fraco, ou seja, mais fácil de ser retirado. Outra vantagem é que a parte depilada fica lisa e macia e nem um pouco áspera”.
Para quem vai depilar com cera tem a opção de usar ela quente ou fria, porém a mais utilizada no procedimento é a quente que doe menos. “A cera quente amortece e faz com que os folículos se dilatem e o pelo saia com mais facilidade. A cera de mel é ótima, pois tem propriedades calmantes e indicadas para peles sensíveis, a de algas também, pois, previne pelos encravados com pessoas que tem tendência e também acalma a pele”, acrescenta.
Fotodepilação
Para quem quer ficar livre definitivamente dos pelos e evitar ficar sempre passando dor e tendo o cuidado de não deixa-los crescer, a fotodepilação é o indicado, o método é concluído após algumas sessões e garante a retirada quase que total e prolonga o crescimento por mais tempo que as demais alternativas. A especialista pontua o procedimento deixa a pele mais lisinha, ativa o colágeno, clareando assim partes hiperpigmentadas da pele e trata a foliculite.
“A pele ideal para a realização desse procedimento é a pele clara com pelos escuros e grossos. No entanto, ela pode ser usada para tonalidade de pele, exceto as peles muito negras. São necessárias de seis a oito sessões para que se tenha uma redução significativa dos pelos. Recomendamos o intervalo de um mês entre cada sessão. O tempo de retoque varia de seis meses a dois anos após a última sessão”, afirma Rose.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias