ENFRENTAMENTO

Diretoria de Saúde da PM promove palestra sobre prevenção do suicídio

Pesquisas apontam que a profissão policial militar registra um quadro preocupante de números de suicídios e tentativas

Quando se forma, o policial faz juramento declarando servir a sociedade com risco da própria vida, mas por outro lado policiais pensam na própria morte com saída para uma rotina marcada por fatores que desencadeiam certa vulnerabilidade para cometimento do suicídio. O dia a dia da atividade policial proporciona alto nível de estresse, risco constante e convivência com as mais diferentes e cruéis práticas criminosas, além de enfrentar a dor de perdas constantes dos companheiros de trabalho.
Diante desse contexto, pesquisas apontam que a profissão policial militar registra um quadro preocupante de números de suicídios e tentativas.
No Brasil, 25 brasileiros morrem por dia vítima do suicídio, segundo da CVV (Centro de Valorização da Vida).
Para tratar o tema, a Polícia Militar do Maranhão por meio da Diretoria de Saúde e Centro de Assistência e Promoção Social – CAPS promoveu na manhã de quinta-feira (22), na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, no Quartel da PM, no Calhau, palestra sobre prevenção do suicídio. A iniciativa faz parte da campanha do Setembro Amarelo que desenvolve ações contra o suicídio.
Participaram cerca de 50 policiais militares que trabalham no Quartel do Comando Geral da PM e de unidades da capital. A equipe do Caps conduziu o encontro por meio da psicóloga major PM Cristiane Castro que conversou com os participantes e a presentou palestra. Também participaram a capitã Nathália (psicóloga) e o cb Berredo (fisioterapeuta).
Para a major Cristiane Castro, a ajuda profissional é a mais recomendada, mas em muitas situações, pessoas mais próximas podem ajudar a evitar que a pessoa cometa o suicídio, identificando sinais de alerta do suicídio. “Esse encontro visa auxiliar os policiais a verificarem sinais de alerta de ideação suicida de colegas, amigos e familiares, bem como se comunicar para ajudar essas pessoas. Nunca esquecendo de encaminha ou orientá-la a buscar um profissional”. Frisou a oficial.
Como continuidade das ações de prevenção do suicídio, a palestra será aplicada nos batalhões da capital.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias