TRANSPORTE

Aprovada operação para BRT em São Luís

Implantação do corredor de transportes foi aprovada; Sistema deve beneficiar cerca de 600 mil pessoas

São Luís avançou mais uma etapa na implantação de um corredor de transporte urbano. O projeto apresentado pela Prefeitura de São Luís para a implantação do corredor do sistema Bus Rapid Transportation (BRT) entre as áreas do Centro e Cohab foi aprovado esta semana pela Caixa Econômica Federal. Principal agente financeiro do projeto, a Caixa aprovou a contratação de operação de crédito e técnica pela Prefeitura de São Luís, com validade até 2017.
No momento, Prefeitura e Caixa seguem avançando nos trâmites necessários à formalização do convênio, conforme explica o titular da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques. “A Prefeitura está antecipando as providências técnicas e administrativas para a assinatura deste convênio”, disse Marques. São documentos técnicos, definições de valores, prazo, carências, financiamento, análise de obras e uma série de aspectos técnicos que no conjunto irão desenhar os prazos de assinatura dos convênios e dos projetos de execução”, explicou o secretário.
Após a conclusão dos estudos e projetos preliminares, a Prefeitura de São Luís irá apresentar os projetos executivos. A Prefeitura de São Luís, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica devem, num primeiro momento, reforçar o diálogo construído ao longo dos últimos anos, analisando todas as questões necessárias, referentes à implantação do BRT. A agenda de implantação do projeto, que envolverá ainda estudos de topografia e sondagem, entre outros aspectos, será construída a partir desse diálogo.
Gustavo Marques explica ainda que, mesmo nas vias existentes, será necessário proceder com intervenções para adequação do projeto do BRT Centro – Cohab. “São questões técnicas do projeto, como faixa seletiva utilizada pelo BRT, com pavimentação adequada, construção de estações, entre outras ações”, disse o secretário de projetos especiais.
O projeto BRT Centro-Cohab foi elaborado por um conjunto de secretarias da Prefeitura de São Luís sob coordenação da Sempe, apresentado em audiências públicas e, até a aprovação pela Caixa Econômica, encontrava-se em análise pelo Ministério das Cidades. Dividido em duas etapas, com extensão total de 15 quilômetros, o Corredor de Transporte Urbano de São Luís (BRT Centro-Cohab) irá contribuir de maneira fundamental com a mobilidade urbana, agilizando os deslocamentos na cidade.
Segundo Gustavo Marques, o projeto deve beneficiar diretamente mais de 600 mil usuários do sistema de transporte público, com impacto positivo para a mobilidade urbana. O sistema vai permitir mais fluxo do trânsito entre os bairros São Francisco e Cohab, área considerada hoje o maior corredor urbano de São Luís. A implantação do sistema em São Luís ocorrerá em duas etapas: a primeira, com 8,24km de extensão, até o bairro do Ipase. A segunda, com cerca de 7km, entre Ipase e Cohab.
O sistema BRT foi inventado na década de 70 e já foi implantado em cidades como Bogotá (Colômbia) e Johanesburgo (África do Sul). No Brasil, existe em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG), entre outras localidades.
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