COMEMORAÇÃO

ACM celebrará 162 anos de fundação

A programação será aberta com o lançamento da reedição da obra “História do Comércio do Maranhão”, de Jerônimo de Viveiros e Mário Meireles

A classe empresarial estará reunida na noite de amanhã, dia 31, a partir das 19h30, para a solenidade magna em comemoração aos 162 anos da Associação Comercial do Maranhão, entidade de classe mais antiga do Estado do Maranhão e a 4ª mais antiga do Brasil. Ao longo da solenidade momentos marcantes serão realizados.
A programação será aberta com o lançamento da reedição da obra “História do Comércio do Maranhão”, de autoria de Jerônimo de Viveiros e Mário Meireles, que receberão homenagens in memoriam. Este projeto contou com o apoio da Vale e da Ufma. De acordo com a presidente da ACM, Luzia Rezende, são obras de valor inestimável que retratam aspectos históricos, econômicos e sociais do estado.
Em seguida será a vez de receberem homenagens empresas com mais de 50 anos de atuação no Estado do Maranhão. Neste ano de 2016, receberão esta condecoração os jornais, O IMPARCIAL, que completou 90 anos de atividades; O Estado do Maranhão, que tem 57 anos de atuação; e o Jornal Pequeno, com 65 anos de história. Todos serão homenageados pela contribuição que tem dado ao Estado do Maranhão, trazendo notícia de qualidade. O governador do estado do Maranhão, Flávio Dino, participará da solenidade e na oportunidade será agraciado com uma placa de homenagem, pelos trabalhos realizados em parceria com a classe empresarial, criando um ambiente de diálogo e participação.
Um dos pontos altos do evento será a entrega da medalha do Mérito João Gualberto da Costa para o empresário Zildêni Falcão de Oliveira, em reconhecimento a sua trajetória empreendedora, com mais de 50 anos de atividades empresariais, grandes conquistas e contribuição ao estado do Maranhão.
O passo inicial para a fundação da Associação Comercial foi dado no dia 21 de agosto de 1854, com a eleição de uma comissão de notáveis comerciantes, para representar em todos os aspectos a classe comercial do Maranhão. Para presidir a comissão, elegeu-se o Comendador João Gualberto da Costa, figura eminente da sociedade daquela época. Identificada com as aspirações do comércio, a “Comissão da Praça”, como ficou conhecida, teve uma atuação marcante junto ao Império e à Província até o ano de 1878, quando, sob o comando de José da Cunha Santos Júnior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias