Caminho da Tocha

Expectativas para passagem da Tocha Olímpica em São Luís

Moradores dos bairros de São Luís comentam expectativa da passagem da Tocha, assim como os escolhidos para carregá-la

A passagem da Tocha Olímpica por São Luís irá atingir uma boa parte da população. Para carregar o símbolo, foram selecionadas 143 pessoas, que terão a oportunidade de representar a cidade. Ao todo, dez bairros da capital irão ter o privilégio de recebê-la neste domingo, dia 12, de acordo com a programação. Um dos locais escolhidos para o revezamento foi o Anjo da Guarda, e alguns moradores já estão ansiosos para acompanhar a passagem. A reportagem de O Imparcial foi ate lá para saber dos moradores o que eles acham e quais suas expectativas para a passagem da Tocha.
O vendedor Adalberto Augusto disse que está muito curioso e vai esperar ansiosamente até domingo para acompanhar o acontecimento. “É muito orgulho para nosso bairro receber um evento como esse, pois o nosso bairro é muito discriminado, então, para nós, moradores da área Itaqui-Bacanga, é de muito orgulho. Eu gostaria muito de ter sido selecionado para carregar a Tocha, é um orgulho pra qualquer brasileiro.”
Apesar de movimentar o bairro e ser assunto em conversas, ainda há pessoas que nem sabiam que a Tocha Olímpica iria passar pelo Anjo da Guarda. E para alguns, o próprio símbolo olímpico é desconhecido, como é o caso da estudante Célia Regina.
“Eu não sabia que ela ia passar aqui no meu bairro, mas estou muito feliz, por nossa comunidade, é de muita importância para nós. Não conheço muito bem, mas ficarei muito feliz em conhecê-la”, afirmou.
Além da capital, os municípios de Barreirinhas e Imperatriz também irão ser palcos da condução da Tocha. Seu Cláudio Silva, que está de passagem por São Luís, mas mora em Barreirinhas, disse que não estará lá para ver, mas que fica muito feliz por seu município. “Estou muito feliz porque ela também vai para Barreirinhas, é uma pena que não estarei lá para acompanhar, mas é uma grande honra nossa cidade ser mostrada a todo o país”, comentou.
Os escolhidos
Além de atletas maranhenses, adolescentes de projetos sociais também vão percorrer as ruas da capital, participando do revezamento. Entre os 143 condutores da Tocha Olímpica em São Luís, estão representantes dos programas “Movimento e Resgate” e “São Luís Saudável”. O programa “Movimento e Resgate”, do qual participa Jaqueline, foi reforçado na gestão do prefeito Edivaldo e hoje atende a mais de cinco mil crianças e adolescentes de 10 a 17 anos em 68 escolinhas esportivas organizadas pela Semdel. São oferecidas oficinas esportivas de futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol, karatê, judô, futebol de campo, atletismo e capoeira.
O projeto São Luís Saudável, também executado pela Prefeitura de São Luís, fomenta a prática de atividades físicas em diversos espaços da cidade, estimulando hábitos saudáveis e cuidados preventivos em saúde. Dez núcleos do programa oferecem atendimento a idosos: Parque do Bom Menino, Vila Nova, Cohab, Faculdade Estácio, Bequimão, Parque dos Sabiás, Divineia e Bairro de Fátima. Com acompanhamento de profissionais da área de Educação Física, o projeto oferece opções de atividades físicas em espaços públicos e proporciona ações esportivas, recreativas e de lazer, contribuindo para a inclusão social na terceira idade.
Fernando Antônio, aposentado

Fernando Antônio da Silva, de 75 anos, irá representar os idosos atendidos pelo programa “São Luís Saudável”. Ele contou que sempre gostou de esporte, principalmente futebol e atletismo, mas que ficou afastado das modalidades esportivas pela dificuldade de conciliar a vida esportiva e o trabalho. “Retomei a prática de atividades físicas há dois anos no projeto São Luís Saudável e agora tenho essa grande satisfação de participar desse importante evento esportivo”, disse Fernando.

Quem também vai conduzir a Tocha Olímpica é o professor José Augusto Santos. Com 65 anos de idade e mais de 30 de trabalho com escolinhas de futebol, em bairros com altos índices de violência, José Augusto contabiliza no currículo a ajuda na revelação de grandes talentos como o atleta Marcio Araújo, que atua no Flamengo. “Esse momento tem um significado maior para mim quando penso que há dois anos estava em cadeira de rodas por conta de um problema de saúde. Superei o problema e é com grande alegria que represento os agentes de esporte do Projeto Movimento e Resgate”, disse, satisfeito.
Acompanhe o percurso
  • Aeroporto Internacional Cunha Machado até o Palácio de La Ravardiàre – Sede da Prefeitura.
  • Sede da Prefeitura à Praça da Ressurreição, no bairro Anjo da Guarda
  • Anjo da Guarda à Universidade Federal do Maranhão
  • UFMA à Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac
  • Praça Nossa Senhora de Nazaré à Praça Irmã Gabriela Torselli, no Habitacional Turu
  • Praça Irmã Gabriela à Nissan Entreposto
  • Nissan Entreposto à Praça do Pescador na Avenida Litorânea
  • Praça do Pescador ao Praia Mar Hotel na Península da Ponta d’Areia, passando pela Lagoa da Jansen para o Espigão
  • Do Espigão à Praça Maria Aragão, na Beira-Mar.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias