CARNAVAL

Força-tarefa nos terminais de ferryboat começa nesta sexta-feira

O objetivo é proporcionar segurança e tranquilidade para as pessoas que atravessam a Baía de São Marcos em direção a Baixada Maranhense

Desembarque no Terminal da Ponta da Espera no carnaval de 2015

Uma força-tarefa para o período do carnaval foi preparada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Agência Estadual de Transporte Aquaviário e Mobilidade Urbana (MOB), Detran, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Rodoviária Federal, além das operadoras de ferryboat que atuam nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe.

O plano de ação será iniciado nesta sexta-feira e inclui combate à superlotação de veículos (ônibus e vans), reforço policial (com viaturas, motos e apoio de cães farejadores) e orientação de tráfego, blitz de educação no trânsito, redirecionamento de fluxo dentro dos terminais, entre outras ações.

Também, serão instalados banheiros químicos, sinalização e uma ambulância do Corpo de Bombeiros estará em plantão de sexta a domingo, com três oficiais, no Terminal da Ponta da Espera. Equipes da Emap e da MOB estarão em plantão durante todo o carnaval para prestar informações e orientar sobre o fluxo para embarque e desembarque.

O objetivo é proporcionar segurança e tranquilidade para as pessoas que atravessam a Baía de São Marcos em direção aos municípios da Baixada Maranhense neste carnaval. “Nós preparamos um plano conjunto, incluindo um reordenamento de fluxo dentro dos terminais, para melhorar o atendimento a todos os usuários”, afirmou o gerente de Terminais Externos da Emap, Glauco Vaz.

Em 2015, dos cerca de 1,7 milhão de usuários que passaram pelos terminais durante todo o ano, 96 mil foram somente no carnaval – entre 12 e 22 de fevereiro. Nesse mesmo período foi registrada a travessia de 12,4 mil veículos.

Renovação

Este ano foram iniciadas obras de requalificação do Terminal da Ponta da Espera. O serviço, orçado em R$ 1,9 milhão, deve ser concluído até o final deste primeiro semestre. O projeto inclui salão de espera com área de vivência equipado com lanchonete, banheiros e fraldário, acesso seguro para pessoas com mobilidade reduzida e wi-fi, no pátio superior.

Também serão construídos vestiários para funcionários – melhorando as condições de trabalho – além de melhorias nas instalações de segurança, com pórtico e box para a Polícia Militar, câmeras e sistema de combate a incêndio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias