REDE MUNICIPAL

Escolas promovem bailes carnavalescos para os estudantes

O objetivo das comemorações organizadas pelos professores e gestores escolares é transformar a festa popular em uma oportunidade lúdica de aprendizado

Escolas promovem bailes carnavalescos para os estudantes

Marchinhas carnavalescas, brincadeiras e muita animação deram o tom dos bailes carnavalescos realizados nas Unidades de Educação Básica (U.E.B) da rede municipal de São Luís. Nas semanas que antecederam a festa, a rotina das escolas foi recheada de brincadeiras, atividades artísticas e aulas sobre a história do Carnaval. A programação também contou com oficinas de pintura e de confecção de máscaras e encerrou com confetes, serpentinas e festa a fantasia.

O objetivo das comemorações carnavalescas organizadas pelos professores e gestores escolares é transformar a festa popular em uma oportunidade lúdica de aprendizado – em especial para os estudantes da área de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. “As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil. De modo geral, parabenizo todos os educadores que usam as comemorações tradicionais da nossa população para promover momentos de confraternização, paz e entretenimento para nossas crianças, destacando os aspectos culturais e artísticos e contribuindo para despertar a criatividade das nossas crianças”, afirmou o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Escolas promovem bailes carnavalescos para os estudantes

A U.E.B. Justo Jansen (Centro), realizou o baile “Justinhos na Folia”, com a participação de cerca de 200 estudantes do 1º ao 5º ano da unidade de ensino. A turma ainda desfilou fantasiada pelas ruas próximas à escola. Ana Kátia Viana, professora da unidade de ensino, explicou que o baile de carnaval é a culminância de várias atividades realizada pela escola, com foco na valorização da cultura maranhense. “Aproveitamos todas as datas comemorativas para sair da rotina na escola, realizando atividades lúdicas dentro e fora da sala de aula. As crianças se divertem muito e aprendem sobre temas importantes da nossa cultura. O Carnaval nos possibilita usar a imaginação das nossas crianças para promover brincadeira e aprendizado” comentou a professora.

Alegria

“Eu adoro o Carnaval, principalmente porque acho lindas todas as fantasias. Este ano escolhi vir de Chapeuzinho Vermelho para o baile da escola”, contou Tássila Anny Cavalcante Gomes, de 9 anos. Já Ana Louise Pyettra Pontes Moraes e Emilly Farias Soares, ambas do 3º ano da U.E. B Justo Jansen, escolheram a fantasia da bailarina para brincar o Carnaval. “Desde os dois anos de idade eu faço ballet. Gosto muito de dançar e pretendo ser uma bailarina profissional quando crescer. Por isso escolhi essa fantasia”, disse Emilly entusiasmada. Já a Pyettra disse que as espuminhas e os confetes são a parte do carnaval que ela mais gosta. “Meu cabelo fica bastante sujo quando brinco no bailinho de carnaval, mas eu adoro mesmo assim. É muito divertido”, contou.

A U.E.B Sofia Silva (Vila Passos), também teve festa a fantasia, com trilha sonora dedicada às músicas típicas do Maranhão. Na escola de Educação Infantil, o bailinho com as crianças de 3 a 5 anos foi a culminância do projeto intitulado “Te gruda no meu fofão”, sobre a história do Carnaval e da cultura maranhense.

“Todas as nossas crianças, da creche ao infantil II, participaram do projeto carnavalesco. Tudo foi motivo de brincadeira e festa. As professoras estão de parabéns pela dedicação na montagem do nosso baile. Foi maravilhoso e todos os pais e crianças saíram satisfeitos e muito alegres”, contou a gestora, Francilyz da Silva Ferreira.

Lazer

Escolas promovem bailes carnavalescos para os estudantes
Familiares também aprovaram o momento de diversão. Para Flor de Lys Farias Pena, de 42 anos, responsável pelos sobrinhos, Jamile, David e Graziele, o momento de lazer na escola faz muito bem para as crianças. “Vim deixar os meus sobrinhos na escola e acabei ficando para assistir um pouco das apresentações. Todas as fantasias estão lindas. Nem sempre temos condição de levar às crianças a uma festa de carnaval, mas dentro da escola elas encontram uma festa segura, onde podem brincar à vontade. Todos estão de parabéns pela iniciativa”, avaliou Flor de Lys.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias