Qual a fauna de São Luís e onde encontrar?
Em São Luís, apesar de ser uma das capitais menos arborizadas do país, algumas espécies de animais típicos da floresta amazônica podem ser vistas.
APA do Itapiracó
A APA do Itapiracó é um roteiro excelente pois possui praças, campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei, e fica localizada na Estrada de Itapiracó, 419, Bairro Turu, próxima a Faculdades, Condomínios e Shopping Center. Com uma área total de 322 hectares, a área abrange uma vegetação remanescente da floresta amazônica, que protege as nascentes do riacho Itapiracó.
A APA exibe uma diversidade de ambientes que propiciam a ocorrência de uma fauna diversa, apresentando 174 espécies de animais, exibindo espécies de sapos, camaleões, cobras, rãs e animais de pequeno porte como gambás, tatus e cotias. Apenas no grupo de pássaros que habita a região, são mais de 141 espécies como a garcinha-branca, gaviãozinho, juruti e beija-flor.
A Garcinha-branca (Egretta thula) alimenta-se de peixes de forma bastante ativa. Aprecia também insetos, larvas, caranguejos, anfíbios e pequenos répteis. Mede de 51 a 61 centímetros de comprimento e apresenta grandes feixes de plumas alongadas que enfeitam a cabeça na época de reprodução, mais evidenciado nos machos. Habita bordas de lagos, rios e à beira-mar e é comum também em manguezais. Vive em grupos e migra em pequenas distâncias para dormir.
O Tatu-peba (Euphractus sexcinctus) tem a cabeça pontuda e achatada. O nome Sexcintus, traduzido do latim, significa “seis cintas”, pois a carapaça do animal é dividida em seis a oito placas (ou cintas) móveis. Esta carapaça, forte e resistente, reveste o dorso, parte da cabeça e a cauda tem formação óssea. Todos os cinco dedos da pata anteriores têm garras grandes e fortes que são utilizadas para cavar o chão e construir tocas. Juntos, cabeça e corpo medem entre 40 e 95 cm, e a cauda acrescenta outros 12 a 24 cm. O peso deste animal varia de 3.2 a 6.5 kg.
O gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii) é o menor gavião do nosso país. Mede entre 20 e 28 centímetros de comprimento e pesa entre 94 e 102 gramas de peso, sendo a fêmea um pouco maior que o indivíduo do sexo masculino. Normalmente pousa no alto de postes e árvores, observando os arredores em busca de insetos, lagartos, pássaros e outras pequenas presas.