O que fazer, onde ficar, como chegar a Santo Amaro?
Com aproximadamente 15 mil habitantes, o local tem se tornado uma rota turística atrativa para aqueles que buscam integração com a natureza e tranquilidade
Surpreendente, simples e encantadora. Esses adjetivos facilmente descrevem Santo Amaro, município que fica ao norte do Maranhão. Localizada a 242 km de São Luís, a cidade é um paraíso natural ainda pouco explorado. Com aproximadamente 15 mil habitantes, o local tem se tornado uma rota turística atrativa para aqueles que buscam integração com a natureza e tranquilidade.
Santo Amaro, é uma das três cidades do Parque Nacional dos Lençóis (PNLM), que inclui ainda Barreirinhas e Primeira Cruz. Apesar de ser um lugar rústico e menos explorado, o destino é garantia de dias memoráveis, cheios de experiências únicas.
Leia também:
- Primeira Cruz: o que fazer, onde ficar e como chegar?!;
- Icatu: o que fazer, onde ficar, como chegar?;
- Tutóia: como chegar, o que fazer e onde ficar.
Vizinha de outro roteiro bem conhecido dos maranhenses – Barreirinhas -, Santo Amaro também pode ser incluída ao trajeto de passeios bate-volta em São Luís, ainda que a melhor opção seja aproveitar com calma o lugar. Afinal, Santo Amaro possui as maiores lagoas da região dos Lençóis, criando um verdadeiro oásis em meio a imensidão de dunas.
Com clima de interior as ruas centrais da cidade, possuem pavimentação em bloquinhos de concreto e as construções rústicas reforçam a simplicidade do lugar. Somente carros credenciados pela cooperativa local podem circular pelas ruas da região. A cidade se tornou conhecida pelos turistas como “paraíso escondido dos lençóis”. Se ainda tem dúvidas, é só conferir, as sugestões de locais para visitar e se hospedar.
Como chegar?
De carro, saindo de São Luís a Santo Amaro o acesso é feito pela MA-402. São 242 km de asfalto até o povoado Sangue. Chegando lá, o percurso é feito em estrada de terra, o que requer que os veículos sejam 4×4.
Para ir de carro próprio até Santo Amaro, é importante deixar o veículo nos estacionamentos que existem no inicio da cidade e de lá pegar um transfer até o centro, porque na cidade só são permitidos veículos credenciados. As diárias custam em média R$ 10. Indo de ônibus, é possível obter passagem através do terminal rodoviário de São Luís, com valor médio de R$ 60 o percurso.