TÔ DE FOLGA

Icatu: o que fazer, onde ficar, como chegar?

É o destino ideal para os amantes da natureza, de quem gosta de cidade pequena, cheia de verde, aventura e muito banho de rio.

Divulgação

Palco de uma das mais famosas batalhas militares do Maranhão, a Batalha de Guaxenduba, ocorrida em 1614, o município de Icatu é conhecido como a “terra de águas boas”, marcada por sua tranquilidade, belezas naturais e águas límpidas. É o destino ideal para os amantes da natureza, de quem gosta de cidade pequena, cheia de verde, aventura e muito banho de rio.

Localizado a 115km da capital maranhense, Icatu fica próximo ao município de Morros, no qual é possível chegar pelas BR-135 e 402. É uma cidade que possui muita área verde, belíssimas cachoeiras, banhos de rio com águas cristalinas, praias e seu povo é conhecido por ser bastante hospitaleiro.

Para aproveitar esse mês de férias, O Imparcial trouxe dicas do que fazer em Icatu, onde se hospedar e também onde se alimentar. Vale a pena fugir da cidade e ir à esse paraíso que fica a 2h30 de São Luís.

O que fazer?

Icatu é um dos mais antigos municípios do Estado e, embora seja pequeno e possua poucas atrações turísticas, os locais de passeio são cenários com uma beleza ímpar e de muita tranquilidade.

Cachoeira do Boqueirão

Divulgação

Considerada a maravilha de Icatu, a cachoeira é o principal destino do município e é excelente para ser desfrutada com amigos e familiares. Com água límpida e com temperatura agradável para banho, a cachoeira possui duas quedas d’água de 5m de altura e se situa em meio à muita vegetação, criando um cenário exótico. Quem precisa fugir da correria da cidade grande e dos estresses do dia a dia, encontra na cachoeira um refúgio para a tranquilidade, especialmente durante os dias de semana, quando o local está vazio.

Ali há um bar e restaurante com banheiro, mas é permitido levar sua própria alimentação. Como se trata de um passeio em meio à natureza, recomenda-se levar sacolas para recolher o lixo produzido. Os passeios realizados devem ser feitos sempre de forma consciente. Há também um gazebo, onde pode-se estender redes e relaxar um pouco fora d’água.

Localizada no povoado quilombola Jaburu, o melhor acesso é seguindo a MA-402. Ao chegar na entrada de Icatu, prossiga em direção à Barreirinhas, e vire à esquerda na entrada do povoado Jaburu. Siga por mais alguns minutos na estrada não pavimentada e logo encontrará a descida para a cachoeira, com um estacionamento para os carros.

Para ter acesso à cachoeira, uma taxa de R$10 é cobrada para carros de passeio. O preço pode variar dependendo do veículo, no qual o valor é destinado à Associação dos moradores, que investem na preservação do local.

Rio Itatuaba

Divulgação

Rio hospedado pelo povoado de Itatuaba, possui água cristalina, leito largo e raso e mata ribeirinha conservada. Ideal para quem adora esse tipo de banho, especialmente com crianças.

Itatuaba é uma das comunidades mais desenvolvidas de Icatu, e fica a 25km do Centro. Pode-se chegar lá de carro, moto e algumas linhas de ônibus. Como a infraestrutura é melhor, é possível acampar e passar a noite. Lembrando que é sempre necessário levar sua comida, água, protetor solar e sacos de lixo para preservar o meio ambiente.

Praia de Santa Maria

Divulgação

Local de grande beleza e cerca de 2km de extensão, a praia se localiza no povoado de mesmo nome, habitada por uma comunidade quilombola. As águas do mar são quentes e rodeadas de vegetação praticamente intocada e variada.

O grande destaque dessa praia, além da sua beleza, é sua história. Lembra da Batalha de Guaxenduba, que terminou com a vitória de Jerônimo de Albuquerque à frente das tropas portuguesas, ao expulsar os franceses do Maranhão, mencionada no início da matéria?! Reza a lenda que Nossa Senhora apareceu no local para transformar areia em pólvora, garantindo a vitória dos portugueses, que estavam em número inferior aos franceses.

A praia, que fica a 23km do centro, pode ser acessada por meio de carros, motos, e via marítima, por meio de pequenas embarcações.

Prainha

Divulgação

Lugar paradisíaco e de beleza exótica, a praia fica a 42km do centro de Icatu e possui uma costa parcialmente rochosa e a outra parte coberta de mangue. O acesso é difícil, realizado apenas por veículos tracionados ou pequenas embarcações, que saem de São José de Ribamar, Santa Maria ou do centro de Icatu.

A recompensa é uma das vistas mais bonitas, especialmente durante o pôr do sol. Alimentação e hospedagens são oferecidas pelos próprios moradores, mas quem gosta de mais aventura, pode acampar no local e levar sua própria alimentação.

Veja onde ficar hospedado quando for a Icatu

Próxima »1 / 3
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias