PADROEIRO

Procissão sobre duas rodas é tradição no festejo de São José de Ribamar

A peregrinação ao santuário pelos motociclistas acontece há 33 anos. Mais de 20 mil devem acompanhar romaria este ano

Mais de 20 mil motociclistas devem se reunir na noite do próximo sábado, dia 08 de setembro, em demonstração de fé a São José de Ribamar. A romaria sobre duas rodas acontece há 33 anos e é considerada um dos pontos altos da maior festa religiosa do Maranhão.

A peregrinação ao santuário pelos motociclistas teve início por devoção de Alan Moraes, por uma graça atendida após acidente de moto ocorrido na estrada do Araçagi. Desde então, todos os anos, o número de devotos que participam só aumentam.

Veja Também

Atualmente, a organização da romaria é feita pelo Clube de Motociclismo Maranhão. Segundo seu presidente, Sargento Silva, qualquer pessoa pode participar, com motocicletas de qualquer cilindrada. “O importante é demostrar nossa união, força e fé”, diz.

Registro da romaria de 2017. Arquivo Pessoal

Este ano, dois carros de sons devem acompanhar a procissão, segundo Sargento Silva.  A concentração acontece a partir das 19h na Praça do Rodão, na Cohab, com saída às 22h. “Faremos uma parada de três a cinco minutos no Maiobão, uma parada na vila Rio São João e outra no bairro São José dos Índios. Muita gente fica aguardando nossa passagem, ao longo da pista e nas igrejas”, conta o presidente do Clube de Motociclismo.

De acordo com o padre Gutemberg Feitosa, a chegada prevista para a benção no santuário é à meia noite. “A fé deve ser acolhida e estimulada e todos são bem vindos. Nós apenas orientamos e incentivamos que os romeiros venham cumprindo e respeitando a legislação, tendo direção defensiva. Essa é uma experiência de fé e não de desrespeito às leis de trânsito ou aos demais condutores e pedestres”, pontua o padre. Essa é a orientação dada também a quem leva veículos para serem benzidos no santuário.

Procissão de 2017. Arquivo Pessoal

Entre as exigências para participar da procissão está o uso de capacetes. O uso de escapamento inoperantes e a condução de três ou mais pessoas em uma moto são proibidos na romaria.

Em São José de Ribamar os motoqueiros vão participar da benção do santo, de uma missa e do sorteio de brindes. As inscrições para o sorteio devem ser realizadas na concentração.

Arquivo Pessoal
FESTEJOS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

O mês de setembro inteiro será de reverência ao padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar. O tradicional festejo na Cidade-Santuário, distante 30 quilômetros de São Luís, teve início sábado, 1º, e segue até o dia 30. A festa é uma das maiores do estado e recebe romeiros de várias partes do Brasil.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS