CORONAVÍRUS

No Maranhão

568
353095
309592
10120
AGOSTO DOURADO

Incentivo ao aleitamento materno em São Luís

Dados do Ministério da Saúde registram que, no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses. HU promove ações de fortalecimento do habito.

© Fernando Frazão/Agência Brasil

A Semana Mundial do Aleitamento Materno e o mês de conscientização sobre a amamentação,  também conhecido como “Agosto Dourado”  terá como tema “Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você” e as ações começaram nesta segunda-feira (2) em São Luís.

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) participa dessa estratégia promovida pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde de mobilização social, que visa conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno, considerado o melhor alimento para o bebê.

Uma vasta programação foi preparada pelo HU-UFMA como forma de incentivar a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê e complementado até os dois anos ou mais. Dados do Ministério da Saúde registram que, no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses. 

De acordo com o chefe do Banco de Leite Humano do HU-UFMA em exercício, Christyann Lima, a proposta é favorecer que o tema seja discutido e disseminado para que informações importantes cheguem a todos. “A amamentação não deve ser só papel da mãe, mas de toda a comunidade.”

A programação montada pelo HU-UFMA começa nessa terça, 1º, com a Blitz da Amamentação. Trata-se de uma ação descontraída e lúdica organizada pelo Comitê de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e pelo Banco de Leite Humano, que percorrerá os corredores das Unidades Materno Infantil e Presidente Dutra, a partir das 9h, cantando músicas parodiadas que remetem ao tema.

Na quarta-feira, 2, o Banco de Leite Humano realizará ação de orientação às gestantes e puérperas, das 9h às 11h, na UBS Genésio Ramos, na Cohab. Na quinta, 3, considerado o dia D da mobilização do HU-UFMA, ocorrerá ação educativa no Shopping da Ilha, das 14h às 19h, com o tema “Praça da Amamentação”, organizada pelo Banco de Leite em parceria com a Sociedade Maranhense de Puericultura e Pediatria, com o apoio da Rede Ama e da Roda de Maternagem, momento em que será mobilizado um grande mamaço (amamentação coletiva) no shopping. 

Na sexta-feira (4), encerrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, será realizada uma ação, das 9h às 11h, na UBS Amar, no Vicente Fialho, e às 15h uma ação interna na Unidade Materno Infantil, que reunirá as mães da UTI Neonatal e do Alojamento Conjunto para uma roda de conversa.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias