CORONAVÍRUS

No Maranhão

568
353095
309592
10120
IMUNIZANTES

Governo do Estado inicia o envio de doses de vacinas contra a Covid-19 para as Regionais de Saúde

Nessa quinta-feira, receberam as vacinas as Unidades Regionais de Saúde (URS) de Imperatriz, Barra do Corda, Balsas, São João dos Patos, Timon, Caxias, Santa Inês, Presidente Dutra, Pedreiras, além dos municípios da Grande Ilha.

Foto: divulgação/Governo do Maranhão

O Governo do Estado iniciou, nessa quinta-feira (29), o envio de 143.093 doses de vacinas contra a Covid-19, entre CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. As doses serão para continuidade da campanha de vacinação contra a doença, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Nessa quinta-feira, receberam as vacinas as Unidades Regionais de Saúde (URS) de Imperatriz, Barra do Corda, Balsas, São João dos Patos, Timon, Caxias, Santa Inês, Presidente Dutra, Pedreiras, além dos municípios da Grande Ilha. 

“As vacinas são tanto para a primeira dose como para conclusão do esquema vacinal, conforme o público e faixa etária determinados pelo Ministério. Vale lembrar que as doses da Pfizer continuam sendo direcionadas às cidades sede de cada regional em razão da logística específica para o armazenamento adequado desse imunizante”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Costa Pereira. 

A distribuição acontece até esta sexta-feira (30). Para o envio das doses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) conta com a parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que realiza o transporte das vacinas com auxílio de um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) e de um avião, modelo King Air, e garante a segurança do trajeto. Para o transporte, também são utilizadas vans refrigeradas, que levam as vacinas das regionais de saúde aos municípios. 

Conforme orientações do Ministério da Saúde, as vacinas da AstraZeneca são para dar continuidade ao esquema vacinal da população com a aplicação da segunda dose nos grupos prioritários. As vacinas da CoronaVac são destinadas às pessoas de 50 a 54 anos. Já as da Pfizer, além das pessoas entre 50 e 54 anos, têm como público-alvo pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.  

O Maranhão já recebeu 5.338.970 doses de vacinas, sendo 1.502.620 doses da CoronaVac, 3.187.600 doses da AstraZeneca, 538.650 doses da Pfizer e 110.100 da Janssen.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias