Imunização

Começa hoje a vacinação de profissionais de saúde acima de 60 anos

Serão vacinados todos os profissionais de saúde acima de 60 anos, diferente da primeira fase, destinada a todos da linha de frente contra o Covid-19

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

A prefeitura de São Luís anunciou que acontece hoje, sexta-feira (22) e amanhã (23), no Centro Municipal de Vacinação, localizado no Multicenter Sebrae, Cohafuma, a imunização dos profissionais de saúde acima de 60 anos de idade. Na  segunda-feira (25) e terça-feira (26), serão imunizados os profissionais entre 40 e 59 anos.

Nessa fase de vacinação, serão vacinados todos os profissionais de saúde acima de 60 anos, ao contrário da primeira fase, que era destinada a profissionais que estavam atuando diretamente contra o Covid-19. Agora o atendimento começa a ser ampliado para outros perfis destes profissionais, conforme diretriz estabelecida pelo Ministério da Saúde e seguida pelo Plano Municipal de Vacinação.

Para se vacinar o profissional de saúde deve comparecer ao centro de vacinação portando declaração de atividade ou de lotação e um documento de identificação com foto, preferencialmente a carteira do conselho respectivo, quando for o caso.

“A prioridade dos profissionais de saúde é para garantir o funcionamento correto dos serviços de assistência em saúde da nossa cidade. Também estamos imunizando os idosos em instituições de longa permanência. E a população pode ficar tranquila que à medida que mais doses da vacina forem chegando, vamos ampliando o número de pessoas vacinadas”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

O Centro Municipal de Vacinação entrou em funcionamento, na terça-feira (19), e já atendeu cerca de 2,5 mil pessoas. Para se vacinar, os profissionais passam pelo setor de triagem, registro e só então ganham uma senha, com o objetivo de evitar aglomeração. Após ser imunizado, a pessoa fica em observação por até 30 minutos para que seja observado o surgimento de algum efeito colateral. Segundo as informações da prefeitura, até o momento nenhum efeito colateral foi registrado.

Os idosos em instituições de longa permanência estão sendo imunizados no próprio local. A previsão é que ainda nesta sexta-feira (22) todos os 142 idosos das sete casas de acolhimento em São Luís tenham recebido a primeira dose da vacina.

O Centro Municipal de Vacinação funciona das 8h às 17h.

Veja também:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias