COVID-19

Governo do Maranhão manifesta interesse em vacina descoberta pela Rússia

O Governador da Bahia, onde está situado o consórcio Nordeste, está à frente representando os nove estados da região

Foto: reprodução

Na manhã desta sexta-feira (14), durante coletiva de imprensa, o governador Flávio Dino anunciou que novas ações estão sendo realizadas para combater o novo coronavírus no estado. Ainda durante a coletiva, Dino informou que o Maranhão, assim como outros estados, por meio do Consórcio Nordeste, já manifestou interesse pela vacina contra o novo coronavírus descoberta na Rússia.

Leia também: Músicos e estabelecimentos serão multados caso descumpram as normas sanitárias nos bares

O estado está aderindo ao protocolo com o governo da Rússia, já que o país informou que obteve sucesso nas pesquisas da vacina contra a doença. Dino ainda acrescentou que o governador da Bahia, onde está situado o consórcio Nordeste, está à frente representando os nove estados da região.

Ainda durante a realização da coletiva, o governador comentou sobre o avanço do novo coronavírus no município de Imperatriz. A cidade registrou um aumento significativo no número de ocupação hospitalar. De acordo com Flávio Dino, novas providencias já estão sendo tomadas, sendo retomada a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Macrorregional de Imperatriz para garantir que a situação não se agrave ainda mais.

Retorno das atrações musicais em bares e restaurantes

Ainda durante coletiva de imprensa, Dino falou sobre a retomada de apresentações musicais que no Maranhão passam a ser permitidas a partir do dia 15 de agosto. Ainda durante a coletiva o governador voltou a alertar os donos de bares e restaurantes sobre as normas que devem ser obedecidas com o retorno das apresentações.

“O descumprimento das normas podem levar á multas por parte dos músicos, que não estejam cumprindo as normas sanitárias. E o estabelecimento comercial pode receber multa, e se o descumprimento for muito grave pode causar a interdição dos estabelecimentos”, disse Flávio Dino.

Normas para bares e restaurantes
  • Realizar a entrada e a saída dos locais de apresentação por acesso próprio, sem causar aglomeração.
  • Desinfecção dos instrumentos.
  • Promover a redução do número de pessoas nas equipes de trabalho.
  • Uso obrigatório de máscara por todos os prestadores de serviço durante o evento, com exceção do cantor e/ou instrumentista de sopro, durante a apresentação
  • Manter a distância de 02 (dois) metros entre cada profissional no palco.
  • Isolamento do acesso ao palco.
  • Higienizar o palco, os instrumentos e cabeamentos em
    caso de troca de atrações

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quinta-feira (13), o Maranhão registrou 134.193 casos confirmados e 3.228 óbitos por coronavírus. Nas últimas 24h foram registrados 928 novos casos e 13 mortes por conta do vírus.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus já foram realizados mais de 296 mil testes para diagnosticar a doença.

Ainda de acordo com a SES, o estado tem 421 leitos de UTI e 1.041 leitos clínicos. Desse total, 156 dos leitos de UTI estão ocupados e 215 dos clínicos também.

Centros de testagem em São Luís

Quem apresentar sintomas de Covid-19, deve procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Para os profissionais da área da saúde e segurança pública os atendimentos ocorrem no Viva da Beira-Mar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias