MARANHÃO

Músicos e estabelecimentos serão multados caso descumpram as normas sanitárias nos bares

No Maranhão as atrações musicais passam a ser permitidas a partir do dia 15 de agosto

Governador Flávio Dino durante coletiva de imprensa

Na manhã desta sexta-feira (14), durante coletiva de imprensa, o Governador Flávio Dino falou sobre a retomada de apresentações musicais em bares e restaurantes no Maranhão. A liberação foi realizada na última terça-feira (11), por meio de portaria.

No Maranhão, as atrações passam a ser permitidas a partir do dia 15 de agosto. Ainda durante a coletiva o governador voltou a alertar os donos de bares e restaurantes sobre as normas que devem ser obedecidas com o retorno das apresentações.

“O descumprimento das normas podem levar a multas por parte dos músicos que não estejam cumprindo as normas sanitárias. E o estabelecimento comercial pode receber multa, e se o descumprimento for muito grave pode causar a interdição dos estabelecimentos”, disse Flávio Dino.

Normas para bares e restaurantes

  • Realizar a entrada e a saída dos locais de apresentação por acesso próprio, sem causar aglomeração.
  • Desinfecção dos instrumentos.
  • Promover a redução do número de pessoas nas equipes de trabalho.
  • Uso obrigatório de máscara por todos os prestadores de serviço durante o evento, com exceção do cantor e/ou instrumentista de sopro, durante a apresentação
  • Manter a distância de 02 (dois) metros entre cada profissional no palco.
  • Isolamento do acesso ao palco.
  • Higienizar o palco, os instrumentos e cabeamentos em
    caso de troca de atrações

Ainda de acordo com o governador, a fiscalização deve ser realizada pela Vigilância Sanitária e o Procon, percorrendo os bares e restaurantes para garantir o cumprimento das normas estabelecidas por meio de portaria.

“As equipes do Procon e da vigilância sanitária devem percorrer os estabelecimentos, como já tem sido feito”, completou o governador.

Eventos de grande porte continuam proibidos. Mas está sendo assinada nesta sexta (14), a autorização da retomada de pequenos eventos públicos e privados com limitação de 100 pessoas, com os locais seguindo à risca o cumprimento das normas sanitárias. A portaria com mais detalhes deve ser divulgada na próxima semana pela Casa Civil.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quinta-feira (13), o Maranhão registrou 134.193 casos confirmados e 3.228 óbitos por coronavírus. Nas últimas 24h foram registrados 928 novos casos e 13 mortes por conta do vírus.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus já foram realizados mais de 296 mil testes para diagnosticar a doença.

Ainda de acordo com a SES, o estado tem 421 leitos de UTI e 1.041 leitos clínicos. Desse total, 156 dos leitos de UTI estão ocupados e 215 dos clínicos também.

Centros de testagem em São Luís

Quem apresentar sintomas de Covid-19, deve procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Para os profissionais da área da saúde e segurança pública os atendimentos ocorrem no Viva da Beira-Mar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias