NOVO VÍRUS

Um novo vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia foi identificado na China

A principal preocupação dos cientistas é que o vírus pode sofrer mutação e se espalhar rapidamente entre as pessoas, causando um surto global

Reprodução: Conselho Nacional da Carne Suína e Checkoff da Carne Suína

Segundo um estudo, essa linhagem do vírus da gripe surgiu recentemente na China e tem porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos. A principal preocupação dos cientistas é que o vírus pode sofrer mutação e se espalhar rapidamente entre as pessoas, causando um surto global.

Os pesquisadores dizem que o vírus tem “todas as características” de ser altamente adaptável para infectar seres humanos e precisa ser monitorada de perto. Como se trata de uma nova linhagem do vírus influenza, que causa a gripe, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade a ela.

A nova linhagem de gripe, é semelhante à da gripe suína de 2009, mas com algumas mudanças. O vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas.

Foi descoberto evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.

As vacinas contra a gripe atuais não tem aparente efeito contra isso, embora possam ser adaptadas, se necessário.

No atual cenário mundial, onde ainda se vive a pandemia do conoravírus, o professor Kin-Chow Chang e colegas que estudam o novo vírus diz que é preciso ficar de olho nele. Embora esse novo vírus não seja um problema imediato, ele diz: “Não devemos ignorá-lo”.

Os cientistas que escrevem na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências britânica, dizem que medidas para controlar o vírus em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras devem ser rapidamente implementadas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias