FICA A DICA

Pós-parto na quarentena: como recuperar a forma física?

É preciso respeitar o seu limite porque senão é impossível conseguir ter saúde mental quando estiver se cobrando tanto assim.

Algumas mamães estão voltando aos poucos à rotina de atividades com exercícios em casa por conta da pandemia do novo coronavírus

A gravidez é um sonho para quase toda mulher. Algumas passam meses e até anos se preparando para essa tão esperada notícia. Entretanto, para outras mulheres, o tema é capaz de provocar grandes preocupações pelo simples fato de que uma gravidez afeta o corpo e “atrapalha” a busca pela shape perfeito. Se antes da pandemia do novo coronavírus a forma física já deixava algumas futuras mamães angustiadas, agora mais ainda, pois a rotina foi alterada e realizar uma simples atividade física está bem difícil, diante do necessário isolamento social.

Como conciliar tudo de forma saudável e permitir que que cada uma seja feliz consigo? Buscar equilíbrio e não ultrapassar os limites são as palavras-chave. De maneira geral, o exercício físico tem inúmeros benefícios conhecidos e incontestáveis. O atual momento dificulta o acesso às atividades ao ar livre e a academias, o que torna a prática de atividades físicas em casa a única alternativa para quem deseja manter a saúde durante esse período.

“Na primeira semana da quarentena, eu até consegui fazer exercícios físicos em casa, mas o momento em que vivemos, das incertezas do futuro diante da pandemia, tudo isso acaba mexendo com o psicológico, o emocional fica abalado e você acaba perdendo o controle por mais que queira manter o foco. É muito difícil manter uma alimentação saudável, cuidar do bebê, dos afazeres diários e ainda trabalhar em home office. Pra mim, é muita coisa e, confesso, não estava preparada para viver tudo isso. Não vejo a hora de voltar à rotina normal e, claro, ao meu corpo ideal”, compartilha Amanda Couto.

A jornalista e influenciadora digital, Amanda Couto, durante muito tempo levou uma vida fitness, mas abriu mão de muitos dos antigos hábitos para viver plenamente um novo momento pessoal que, aliás, tem sido o mais especial e mágico de todos. Aos 37 anos de idade, a mãe do Guilherme, de 9 meses, acabou se afastando um pouco das atividades físicas e se dedicando quase integralmente ao filho único, afinal de contas, a maternidade exige uma certa “exclusividade”. Após o período do “resguardo”, Amanda voltou para a academia, mas aí veio a pandemia e ela acabou se afastando das aulas presenciais. Amanda revela que até tentou continuar os exercícios em casa, mas foi mais difícil do que imaginava.

Influenciadora digital e jornalista Amanda Couto e o pequeno Guilherme

Contra a balança: equilíbrio e responsabilidade

É comum, normal e até esperado que o corpo leve um tempo após a gestação para se recuperar. Para algumas mulheres, o peso diferente do anterior à gravidez pode trazer cobranças e pressões internas. Para a psicoterapeuta Evelyn Lindholm, é preciso respeitar o próprio limite, gostar de si mesma nesse momento e, principalmente, saber até onde pode ir, aonde se quer chegar para se sentir bem e feliz.

“Sem respeitar suas limitações, é impossível conseguir ter saúde mental, quando estiver se cobrando tanto assim. Descanse um pouquinho, sem culpa, relaxe a mente no momento que der para relaxar, em vez de se exigir tanto”, alerta a especialista Evelyn.

Psicoterapeuta Evelyn Lindholm

O exercício físico regular confere benefícios significativos à saúde e ao bem-estar, ao longo de toda a vida. Não seria diferente durante ou após a gravidez. Mulheres saudáveis, após passarem por consultas com profissionais de saúde e preencherem todos os parâmetros determinados pelos Conselhos Nacionais e Internacionais de Obstetrícia e Ginecologia, devem fazer exercícios de maneira regular e controlada e, principalmente, acompanhadas por um profissional de Educação Física.

“As recomendações para exercícios nesse período não diferem para a maioria das mulheres saudáveis. O único requisito para o início de um programa de exercícios regular é a liberação médica após o período conhecido como “resguardo”, que pode variar de mulher para mulher mas, em média, gira em torno de 40 dias após o parto”, assegura Raphael Marques, Mestre em Educação Física.

Raphael Marques, Mestre em Educação Física

O especialista indica que a duração da sessão de exercícios pode variar entre 30 e 60 minutos. A frequência semanal ideal é de 3 a 4 vezes, podendo chegar a 5, de acordo com a adaptação.

Para as mamães de plantão, aqui vão alguns exemplos de exercícios que podem ser realizados, de acordo com a especificidade de cada uma:

A maternidade é uma experiência incrível, mas também traz uma série de novas atividades diárias, que podem gerar sobrecarga. Assim, a melhora do condicionamento físico é uma aliada à saúde que proporciona qualidade de vida à mãe e, por tabela, ao bebê.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias