SAÚDE

Municípios vão ser premiados por alcançar metas de vacinação

Os primeiros 15 municípios que alcançarem as metas até 30 de março de 2020 serão contemplados com câmaras refrigeradas com capacidade de 340l.

Reprodução

Municípios maranhenses que cumprirem metas em relação à vacinação serão premiados pelo Governo do Estado. O propósito da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é apoiar o alcance de indicadores de imunização referentes à cobertura do ano de 2019 e das vacinais dos adolescentes contra HPV e Meningocócica C Conjugada em 72 municípios com população menor que 100 mil habitantes. Os primeiros 15 municípios que alcançarem as metas até 30 de março de 2020 serão contemplados com câmaras refrigeradas com capacidade de 340l.

“A premiação é um reconhecimento do empenho dos municípios. Afinal, ações de vacinação fortalecem um cuidado básico para população. Dessa forma, estamos oferecendo uma atenção oportuna para crianças, jovens e adultos.  A vacinação é uma questão de saúde pública e é a nossa proteção”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Departamento de Doenças Imunopreveníveis, da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, farão a apuração do cumprimento das metas definidas como critério na premiação, a partir de 10 de abril de 2020.

“O Governo do Estado fará a mobilização, por intermédio das Unidades Regionais de Saúde, para que os municípios se motivem e participem da premiação. O sistema a ser utilizado para monitoramento é o SIPNI, que está atrelado ao e-SUS. A premiação será no mês de abril do próximo ano pelo fato de que abrangerá o período escolar na ativa dos estudantes, aumentando o alcance junto ao público infanto-juvenil”, explicou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira.

A verificação das coberturas vacinais será feita por meio de relatório do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI/Tabnet), disponível para consulta no site do Datasus (http://sipni.datasus.gov.br).

A divulgação dos 15 primeiros municípios maranhenses vencedores da premiação será feita até 15 de abril de 2020.  As 15 câmaras de refrigeração serão utilizadas para o armazenamento de vacinas, medicamentos e outros insumos que necessitam de temperatura controlada para manter a sua qualidade.

Critérios da premiação

  1. Municípios maranhenses com população menor de 100 mil habitantes e não contemplados com a Portaria n.º 2.855 de 5 de novembro de 2019.
  2. Indicador 4 –  Meta: 100% das vacinas selecionadas do Calendário Básico da Criança com cobertura vacinal de 95% – Pentavalente (3ª dose), pneumocócica 10 – valente (2ª dose), poliomielite (3ª dose), em crianças menores de um ano, e Tríplice viral (1ª dose), em crianças com um ano de idade.
  3. 95% de cobertura vacinal com a vacina Febre Amarela em crianças menores de 1 ano.
  4. 80% de cobertura vacinal, com vacina contra o HPV (D2), em meninas de 9 a 14 anos e em meninos na faixa etária de 11 a 14 anos.
  5. 80% cobertura vacinal com a vacina Meningocócica C Conjugada em adolescentes (meninos e meninas) na faixa etária de 11 a 14 anos.
VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias